sábado, 20 de outubro de 2012

Os (des)cabos eleitorais de Serra

O site Brasil247 analisa o texto de Ricardo Mendonça da FolhaSP e conclui que Reinaldo Azevedo e o Pr. Silas Malafaia afundaram o Serra. Confira abaixo.

247 – Até que enfim, uma boa análise sobre os motivos da rejeição recorde a José Serra, que bateu em 52%, segundo o Datafolha. Assinado por Ricardo Mendonça, o texto coloca o dedo na ferida, mesmo sem dar nome aos bois, citando os neoaliados do tucano, que o colaram a uma agenda retrógrada e conservadora. Em outras palavras, a culpa é de Reinaldo Azevedo e Silas Malafaia. Leia:
Renúncia e Kassab, sozinhos, não explicam rejeição a Serra

RICARDO MENDONÇA
EDITOR-ASSISTENTE DE “PODER”
Parece claro que a altíssima e inédita rejeição a Serra tem sido um dos elementos centrais da eleição paulistana. Era de 33% em janeiro, foi a 46% em setembro, está em 52% agora. A impressão é que quanto maior a exposição do tucano, maior sua rejeição.
Esses recordes, que ajudaram a explicar o "fenômeno" Russomanno quando a maioria não conhecia bem nenhum outro adversário de Serra, ajudam agora a explicar a liderança de Haddad e, de certa forma, o alto índice de eleitores sem candidato. Não é porque o sujeito rejeita Serra que irá aderir instantaneamente ao PT.
Serra e aliados sempre oferecem duas explicações para tamanha rejeição: a renúncia à prefeitura em 2006 e a alta reprovação do aliado Kassab na gestão municipal. Só após o primeiro turno Serra passou a desqualificar as pesquisas.
Renúncia e Kassab atrapalham, sem dúvida. Mas, mesmo combinados, parecem insuficientes para explicar tanta má vontade do eleitorado.
Se a renúncia de 2006 fosse tão grave, Serra dificilmente teria sido eleito governador meses depois. Mas foi. E com uma votação consagradora. Na cidade, derrotou o petista Mercadante por 53% a 34%. Quatro anos depois, na presidencial, venceu Dilma na capital por 40% a 38%. Só agora os paulistanos descobriram que Serra renunciou?
Da mesma forma, não dá mais para terceirizar os 52% de rejeição nas costas de Kassab. Simples: os eleitores que julgam Kassab ruim ou péssimo são 42%. Ainda que todos rejeitassem Serra automaticamente, sobrariam 10% que não acham Kassab um desastre, mas recusam o tucano.
Serra sempre associou sua imagem a temas libertários. Era o ex-líder da UNE, o intelectual caçado por Pinochet, o ministro que combateu a Aids. Desde 2010, porém, sua figura, suas campanhas e seus neoaliados aparecem majoritariamente ligados a outras pautas. Repúdio visceral ao aborto, supervalorização de alianças evangélicas, escandalização de um kit contra o preconceito. Por que o eleitor não haveria de desconfiar?

Nenhum comentário: