sábado, 23 de junho de 2012

Paraguai: golpe, estranho golpe

Esse episódio em torno do golpe no Paraguai me fez cair uma ficha, ontem a noite. E a ficha á a seguinte. Estava desconfiado que isso pode sido concebido, como sempre acontece, num certo país do norte. Hoje eu vejo que fui premiado com minha desconfiança. Está nos jornais e Blogs que os E.U.A
foram o primeiro a reconhecer o novo governo golpista do Paraguai e ainda vem seu porta-voz e diz "Pedimos aos paraguaios que ajam de forma pacífica, com calma e responsabilidade, dentro do espírito dos princípios democráticos do Paraguai": que bonito.
 Pois é, é sempre assim. Agora é a vez do Paraguai ser mais uma vítima da Nova Ordem Mundial iniciada e assumida em discurso pelo Bush filho a partir do Iraque.
Para eles não interessa se algum governo é democrático, militar ou monárquico. O que interessa a eles é seu regime imperialista e unilateral atender seus interesses. O que interessa é provocar a desunião de nações que tentam se organizar sem a tutela americana, tal como o Mercosul. Eles tentaram primeiro com a Argentina, mas não conseguiram porque lá não tem mais espaço para golpe. Aí eles foram no Paraguai. Aproveitaram que o foco estava na crise do Euro e na Rio+20 e conseguiram o intento. Se por acaso o Paraguai fosse um pólo produtor e exportador de petróleo para os E.U.A será que eles reconheceriam o golpe? Não, não só não reconheceriam como seus caças e frotas já estariam cercando o Paraguai. 
E que interesses podem estar por traz disso? Será o pré-sal? Será o medo da consolidação do Mercosul porque não estar sob a tutela americana? Só o tempo dirá. E se eu estiver errado, serei o primeiro a me retratar neste Blog.
Mas vejam só os motivos ridículos do impeachment do Lugo, que reproduzo abaixo do Blog Amigos do Lula.

Eis os absurdos:

1) Motivo fútil: Lugo foi acusado de forma subjetiva de "mau desempenho de suas funções" de presidente. Ora, quem tem que fazer esse tipo de julgamento é o povo, nas urnas, e não 39 senadores oligarcas.

2) Faltavam apenas 11 meses para as próximas eleições e 14 meses para passar a faixa . Lugo tomou posse em agosto de 2008 para cumprir 5 anos de mandato. Nada justificaria um julgamento político destes, muito menos com um motivo fútil.

Detalhe 1: No Paraguai não tem reeleição para presidente e Lugo não pleiteou mudança na Constituição para se reeleger, portanto ele sequer seria candidato.

Detalhe 2: Lugo nunca teve maioria no parlamento, logo nunca representou grande ameaça ao conservadorismo. Por isso esse golpe causa mais estranheza.

3) Até os piores criminosos tem, pelo menos, 15 dias para preparar sua defesa. Lugo foi notificado na véspera, e julgado no dia seguinte, com a defesa tendo apenas duas horas para defendê-lo. Ou seja, foi um julgamento faz-de-conta. Combinaram o golpe primeiro, depois cumpriram apenas um roteiro para dar verniz de cumprir os ritos constitucionais.


Nenhum comentário: