sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Acorda PT

Do Eduardo Guimarães
O video a qual ele se refere está no site dele: http://edu.guim.blog.uol.com.br/

"O vídeo acima é de um comentário de Alexandre Garcia no telejornal da Globo Bom Dia Brasil desta sexta-feira.

Para quem não conseguiu assistir – provavelmente por não ter banda larga para acessar a internet, o que impede a utilização plena desse que é o mais importante e completo meio de comunicação da atualidade –, transcrevo, abaixo, seu conteúdo.

Aproveitando as observações do senador Demóstenes Torres, poderia se dizer que quando os senadores olham para cima, não veem apenas muitos telhados de vidro, mas também veem, lá em cima, o fundo do poço.

A cada dia se deteriora mais a situação, confirmando as previsões de que a permanência do senador Sarney na presidência da Casa torna mais incontrolável a catástrofe do Senado, a generalização da falta de decoro. Tanta coisa poderia aproveitar a carona dos contêineres de lixo que estão voltando para a Inglaterra.

Como vimos, se depender do Conselho de Ética, Sarney não deixa a presidência do Senado. Se depender do plenário, se depender do PMDB, se depender do próprio Sarney, ele não sai. Só sai se a pressão pública lhe for insuportável.

Quanto ao apoio do governo, parece estar havendo uma indecisão. O presidente Lula já teria constatado prejuízo para o PT e queda de aprovação pessoal por causa das ligações com Sarney, Collor e Renan.

A propósito, lembrando o que disse Collor na segunda-feira para Pedro Simon, sobre engolir palavras, vale pensar sobre as palavras que disseram, há anos, Sarney, Collor e Lula, uns dos outros. Como será que as digerem agora?

Enquanto isso, o que faz o PT? Simplesmente ameaça dar vitória à mídia e à oposição na questão de Sarney.

E a mídia, já faz cerca de uma semana, continua anunciando pesquisas (que ninguém jamais viu) que denotariam queda da aprovação de Lula por apoiar Sarney, conforme previ que aconteceria muito antes de começar a acontecer.

No dia 24 de julho, divulguei no Twitter que recebera informações de que haveria um complô para divulgar pesquisas de opinião falsificadas que denotariam o que vai no parágrafo anterior.

O complô envolveria o Ibope (Carlos Augusto Montenegro, que surge na cena política agora depois de prever que Serra será o novo presidente), o Datafolha (Frias e seu jornal), a Globo, o Estadão, a Veja, FHC e Serra, primordialmente.

Enquanto isso, o senador acreano Tião Vianna e o paulista Aloizio Mercadante têm criado embaraços para o governo, feito o jogo da mídia, e justo no momento em que ela realiza a que talvez seja sua maior ofensiva contra Lula desde o mensalão.

É por essas e por outras que anuncio aqui que, se o PT permitir a queda de Sarney, pode esquecer meu voto nas eleições do ano que vem. Não votarei num partido que ajuda a sabotar o governo que apóio.

Ajude a difundir a tag #AcordaPT no Twitter (clique aqui ) e pela blogosfera (usando o link deste post).

Se só o que interessa é a matemática

O PT vem demonstrando que se reduziu a fazer cálculos políticos que lhe resultem em menores danos ao assumir posições.

Quando titubeia na questão de Sarney, no entanto, deveria entender que ajudar a oposição a sabotar o governo Lula no Senado lhe pesará mais do que apoiar o político que sustentou o partido nestes anos todos.

Os que exigem a cabeça de Sarney não são eleitores do PT nem de Lula. Se o PT fizer o que exigem, continuarão não sendo eleitores do partido, somente.

Em contrapartida, os eleitores do PT, calados e esbofeteados pela mídia, que censura suas opiniões de que o que estão fazendo no Senado é tentar sabotar o final deste governo, certamente não perdoarão o partido.

Se só o que interessa ao PT é a matemática eleitoral, o partido está mal na matéria."

Nenhum comentário: