sábado, 15 de maio de 2010

PT atira no PSDB, mas também atinge o PIG

A última propaganda do PT veiculada nesta semana que se passou trouxe de volta para o povo a memória do que foi feito na era F.H.C e ainda comparou com a era Lula. Isso irritou não só o PSDB mas também irritou o PIG que está mergulhado num caos total. Agora só falta o Lula fechar um acordo nuclear com o Irã. Se isso acontecer, não só estressará o PIG mas também a Hillary Clinton, a senhora da guerra, que poderá ser demitida.

Óleo

Propaganda do PT faz tucanos tremerem nas pernas

Dessa vez eu vou discordar do meu amigo Eduardo Guimarães, que criticou o PT por ter veiculado uma propaganda acusada de ferir a legislação eleitoral. Por incrível que pareça, a oposição diz que não vai, ao menos por enquanto, contestar judicialmente. É claro que temos que esperar eles lerem os jornais, conversarem com alguns colunistas, para que decidam se devem fazê-lo ou não. Afinal eles não tem vontade própria. Com um ou dois editoriais, os jornalões conduzem os tucanos, pela coleira, para onde lhes aprouver.




Os líderes da coordenação serrista declararam que irão fazer igual ao PT. Com certeza iriam fazer o mesmo de qualquer jeito. Por isso o PT agiu certo em ser ousado.

Eu assisti a propaganda do PT e não vi nada demais. O Brasil todo já está mobilizado em torno das eleições. Os noticiários estão repletos de referências às palavras e ações dos candidatos. O povo precisa ser informado politicamente, até para que ele vivencie, juntamente com a classe média que lê blogs, esse momento dramático da democracia brasileira. As camadas mais altas da sociedade podem se informar através das novas tecnologias, pode saber quem é Dilma e quem é Serra, pode entrar em sites tucanos e petistas e comparar dados. O pobre não. E como não tem a informação, o pobre se encontra marginalizado do debate político.

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Foi um programa extremamente bem feito, e a gritaria da oposição é um sinal de que Dilma conseguiu pisar bem no meio do pé deles.

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Dilma foi ministra da Casa Civil por mais de 6 anos e, portanto, mesmo que não fosse candidata à presidente da república, seria a figura mais eminente no governo Lula, depois do próprio, é claro. Mas ela é candidata, ou pré-candidata, e nessa posição é natural e necessário que apareça na tv para que os brasileiros possam conhecê-la. Se nós, que vivemos pendurados na internet, podemos conhecê-la e até entrevistá-la via twitter, porque os pobres não podem usufruir uma lasquinha de seu futuro?

A propaganda do PT não menciona as eleições diretamente. Fala da importância em dar continuidade ao projeto lulista. Considerando as declarações de Serra, poder-se-ia dizer que o PT fez marketing em prol de seu adversário. Mas não se pode dizer isso, porque há um trecho que compara os feitos do governo Lula com de seu antecessor. Isso também é política.

Um filósofo alemão explicou que uma realidade só pode ser assimilada se confrontada com seu oposto. Para mostrar à população brasileira o que é o governo Lula, é necessário compará-lo ao anterior. Isso é dialética básica.

Na verdade, as reações da mídia foram, como de praxe, muito mais indignadas do que entre a oposição partidária.

O Estadão estampou o seguinte título no alto da página:

Oposição evita recurso contra Dilma para também usar TV em favor de Serra

Sucessão. Depois de classificar programa petista como um "grave desrespeito à Lei Eleitoral", PSDB e DEM baixam o tom e adotam um discurso mais ameno, defendendo que a campanha entrou em nova fase e que agora petista não faz mais parte do governo.

O colosso ético e moral, o homem-bom maior da nação brasileira, esse ex-comunista que agora passou para o time da luz (citando o insuperável Prof.Hariovaldo), Roberto Freire, presidente do PPS, até ele admitiu que, na próxima propaganda do PSDB na televisão: "Vamos apresentá-lo como nosso candidato".

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