domingo, 15 de novembro de 2009

Roubanel: quando o “barato” sai caro

Não vou vulgarizar ou explorar nenhum acidente, seja apagão, enchente ou queda de viga do Rodoanel, mesmo porque há vítimas nisso. Eu mesmo foi vítima de vários. Na minha cidade Natal em Maceió no início dos anos 60 houve uma enchente terrível no bairro de Bebedouro que caiu metade da minha casa, lembro-me que o prefeito, na época era o Divaldo Suruagy, foi lá nos visitar. Mas a bufunfa para restaurar saiu mesmo do bolso do meu pai. O que eu quero mesmo me referir é quando nisso tudo vem a tal “redução de custos”. Quem em sã consciência não quer reduzir custos para tudo?. Quando se vai comprar uma TV, feijão, material escolar, etc, é claro que queremos que seja o mais barato possível. Mas ao encher o tanque com gasolina, ao comer uma coxinha ou um churrasquinho de gato, ao material de construção usado em sua casa, etc, nem sempre o mais barato é a melhor opção, pois a gasolina poderá está batizada, a coxinha estragada e o material de construção ser de péssima qualidade. Aí deverá está o problema: a redução de custo sem levar em conta a qualidade e aliado a prazo de entrega. O PIG, mesmo que timidamente, dá a notícia sobre a redução de custo nas vigas que caíram, mas torce para o assunto se encerrar. Ao contrário do apagão de Itaipu que pode chegar até a CESP, onde todos jornalistas, colonistas e “técnicos” de plantão tecem suas teses sobre o assunto contra o Governo. Se nas enchentes em São Paulo o Serra culpou a chuva, agora o culpado pela queda das vigas é a gravidade. Abaixo há um texto do Azenha onde ele cita também o Paulo Henrique Amorim sobre o assunto, e, se puderem leiam o PIG ainda hoje, pois amanhã corre-se o risco de esse assunto não existir mais.

Rodoanel, mais um acidente em obra pública de SP
Atualizado em 14 de novembro de 2009 às 16:53 | Publicado em 14 de novembro de 2009 às 14:56
Ontem, por volta das 21h15, três vigas de sustentação de um viaduto na Rodovia Régis Bittencourt, altura do quilômetro 270 sentido São Paulo. O viaduto faz parte das obras do Rodoanel, que se arrastam há 15 anos. As estruturas se desprenderam das obras do Rodoanel Mário Covas e caíram sobre dois carros e um caminhão. Pelo menos três pessoas ficaram feridas.
Em 31 de março de 2008, parte da estrutura do piso da obra Expresso Tiradentes caiu sobre o Viaduto Grande São Paulo, na Vila Prudente, região sudeste da capital paulista. Ninguém ficou ferido e nenhum veículo foi atingido.
A maior tragédia, porém, foi a do Metrô. Em janeiro de 2007, uma cratera no canteiro de obras da Linha 4 do Metrô deixava 7 mortos e 230 moradores sem casa.
Uma sequência intrigante de acidentes em obras públicas de São Paulo. E por quê?
Paulo Henrique Amorim tem um palpite: "Em tempo: é provável que um dos motivos da cratera do metrô tenha sido a pressa do então candidato a presidência da República Geraldo Alckmin em entregar a obra aos eleitores. O desabamento do Roubanel pode ter tido a mesma motivação".

Nenhum comentário: