quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fatos e Dados da Petrobrás desmascara o PIG

Na sua eterna epopéia rumo a derrubada do presidente Lula, Petrobrás, BB, Poupança, o raio que o parta e tudo quanto dá certo no Brasil, o PIG, esta imprensa golpista que está de joelhos, finalmente foi comprovadamente desmascarado pelo blog da Petrobrás. Este humilde blogueiro não tinha dúvidas, porém para uma grande maioria, isto serve de prova para ser devidamente guardada e repassada adiante.

Manobras…

Junho 18, 2009 by Blog Fatos e Dados Petrobras

imagem

Tudo começa com uma matéria mal apurada, que se vale de interpretações equivocadas de fatos e dados nem sempre conhecidos na sua totalidade, sem ouvir ou considerar as opiniões contraditórias. Um parlamentar elabora requerimento para instalação de uma CPI, coleta assinaturas e encaminha para a presidência da casa, com a devida “pressão” de diversos outros veículos de comunicação que reproduzem a matéria inspiradora, fechando-se o ciclo vicioso. Analise os fatos abaixo, e avalie se o caso se encaixa nesse modelo:

  1. O jornal O Globo publicou em 10/05 a matéria “Manobra Bilionária”, na qual afirma que a “Petrobras deixou de recolher R$ 4,3 bi em impostos pelos cálculos da Fazenda”.
  2. O jornal O Globo publicou em sua edição de ontem (17/06) a matéria “Garras menos afiadas”, na qual afirma-se que a Petrobras fez “compensações atípicas de tributos” e “mudanças sem amparo legal em seu regime tributário”. Também ontem, o jornal O Estado de S.Paulo publicou a matéria “Medidas de socorro levaram a perda de R$ 10,9 bi na arrecadação”, na qual informa, corretamente, que as mudanças de regime tributário feitas por empresas brasileiras estão legalmente amparadas.
  3. Nesse mesmo dia 17/06, a Petrobras enviou cartas ao jornais O Globo e ao O Estado de S.Paulo sobre as respectivas matérias publicadas.
  4. Hoje (18/06) o jornal O Globo publicou a carta da Petrobras na seção “Cartas do Leitor” e SUPRIMIU O TRECHO “conforme informou hoje um grande jornal de São Paulo, em matéria sobre o mesmo assunto”.
  5. Na mesma edição de hoje, o jornal O Globo publicou na pág 2 indicação dos editores do que eles consideram “As melhores de maio”, elegendo a matéria “Manobra bilionária” por considerar que ela “tornou irreversível a instalação da CPI da Petrobras”.
  6. O jornal O Estado de S.Paulo não publicou a carta da Petrobras.

Nenhum comentário: