domingo, 7 de novembro de 2010

O Paratodos de Chico Buarque

Sou nordestino de Maceió-AL, mas acima de tudo um brasileiro. Então para os que se acham mais iguais, segue abaixo um maravilhosa música do Chico Buarque. Não foi difícil lembrar desta música, visto que o próprio Chico participou ativamente do processo elieitoral em favor da Presidente Dilma. Se quiser tem um link que vai para a música no Youtube e acompanhe com a letra abaixo.


Paratodos

O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro
Foi Antonio Brasileiro
Quem soprou esta toada
Que cobri de redondilhas
Pra seguir minha jornada
E com a vista enevoada
Ver o inferno e maravilhas
Nessas tortuosas trilhas
A viola me redime
Creia, ilustre cavalheiro
Contra fel, moléstia, crime
Use Dorival Caymmi
Vá de Jackson do Pandeiro
Vi cidades, vi dinheiro
Bandoleiros, vi hospícios
Moças feito passarinho
Avoando de edifícios
Fume Ari, cheire Vinícius
Beba Nelson Cavaquinho
Para um coração mesquinho
Contra a solidão agreste
Luiz Gonzaga é tiro certo
Pixinguinha é inconteste
Tome Noel, Cartola, Orestes
Caetano e João Gilberto
Viva Erasmo, Ben, Roberto
Gil e Hermeto, palmas para
Todos os instrumentistas
Salve Edu, Bituca, Nara
Gal, Bethania, Rita, Clara
Evoé, jovens à vista
O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Vou na estrada há muitos anos
Sou um artista brasileiro.

Abaixo tem algo que e esvrevi sobre São Paulo no seu aniversário.

Meu abraço a São Paulo

Vivi grande parte da minha vida em São Paulo e nos últimos anos em Guarulhos. Agora moro no Rio. Fico triste quando vejo as cenas recentes sobre as enchentes em São Paulo. Lá, fiz e continuo tendo contatos com vários amigos. Foi lá onde adquiri, através de muito estudo e trabalho, grande parte da experiência que tenho hoje.


Minha solidariedade à São Paulo

Já fui muitas vezes à São Paulo e sempre me trataram excepcionalmente bem. Tenho um carinho muito grande por esta cidade, apesar de seus defeitos. Seu conservadorismo exagerado possui um contraponto subversivo e anárquico que ainda mostrará ao Brasil sua força, sua criatividade louca e apaixonada. Nos últimos tempos, os paulistas tem sofrido terrivelmente por causa do mau tempo (e má gestão, mas prefiro, nesse post, nem tocar no assunto; depois sim). Deixo aqui, portanto, uma mensagem de solidariedade ao centro nervoso do país. Faço minhas as palavras de Tom Zé:

São, São Paulo, meu amor.
São, São Paulo, quanta dor.

Nenhum comentário: