quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz 2010, o ano do Brasil

2009 foi sem dúvida o ano-escola do Brasil e, inegavelmente o presidente Lula foi, sem ter a pretensão, o maior professor. O que ele fez e realizou para o Pais e o povo, sem querer diminuir sua equipe, foi muito bom. Muitas coisas do que ele fez e realizou não se aprende na escola e nem em algum curso superior. Foi a escola da vida, das lutas, das articulações, da arte da política, do desenvolvimentismo, das liberdades das idéias onde ele juntou tudo isto numa salada e deu certo. O nosso Brasil é o Brasil vivendo o futuro no presente. Deixou de ser o País do Futuro, que parecia que nunca chegava, mas chegou. O PIG e a oposição estão de joelho, estão que nem barata tonta. Agora em 2010 tudo promete ser melhor ainda. Já somos o maior país espiritualista do mundo, agora vamos ser uma das maiores potências econômicas também. Poderemos exportar não só commodities, mas também idéias e mediações conflituosas, graças ao nosso ótimo corpo diplomático. Como a Dilma será a nossa presidente, só falta o Brasil ganhar a Copa, aí eu não agüento....


Os amigos do Lula

Jornal britânico Financial Times prevê Brasil campeão da Copa e Dilma eleita em 2010


Um painel de jornalistas do diário britânico Financial Times escolhido para fazer previsões sobre 2010 vê o Brasil como favorito para vencer a Copa do Mundo de futebol, na África do Sul, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, favorita nas eleições presidenciais brasileiras.

Diante da pergunta "Como será a vida após Lula?", o correspondente do diário no Brasil, Jonathan Wheatley, observa que, apesar do perfil parecido dos dois principais candidatos à Presidência, José Serra e Dilma Rousseff, de tecnocratas com pouco carisma, a escolha terá um grande impacto sobre o futuro do país.

"Muitos acreditam que o país está num caminho seguro para se tornar a quinta economia do mundo até 2020. Mas o Brasil ainda precisa de reformas voltadas para o mercado nos setores tributário, de pensões e na educação. A escolha do próximo presidente importa bastante", diz Weathley.

Para o correspondente, Serra e Dilma são diferentes. "Serra acredita em um governo eficiente. Rousseff, aparentemente, acredita em um governo forte", diz seu texto. "Minha previsão é de que Rousseff vencerá - e de que o ciclo de crescimento do Brasil vai perder gás em três ou quatro anos", conclui o jornalista.

Copa do Mundo

Em outro item, o diário questiona: "Quem ganhará a Copa do Mundo de futebol na África do Sul?"

O colunista de esportes do jornal Simon Kuper diz que "há um padrão no resultado das Copas do Mundo, razão pela qual o mais provável ganhador da próxima será o Brasil". "Quando a Copa do Mundo não é na Europa, o Brasil normalmente ganha", observa o colunista.

Apesar disso, ele aponta ainda a Espanha como "a segunda superpotência" atual do futebol, ao lado do Brasil. "A vitória da Espanha na Euro 2008 não foi acidente", diz Kuper.

Correndo por fora na luta pelo título, o colunista aponta a seleção dos Estados Unidos, que se aproximou dos dez primeiros do ranking da Fifa após vencer a Espanha na semifinal da Copa das Confederações, em junho, e "assustar" o Brasil na final.

Entre as demais previsões do diário para 2010 estão a de que será o ano mais quente da história, que os mercados de ações continuarão boas opções de investimentos no ano que vem, ainda que com ganhos menores do que neste ano, e que os Republicanos recuperarão terreno na política americana com as eleições para o Congresso.

Nenhum comentário: