domingo, 13 de dezembro de 2009

Confecom: entre 14 e 17/12 começa a 1ª Conferência Nacional de Comunicação

Cidadania.com

21/11/2009

Comunicado

Entenda a Confecom

Muito (pouco) tem se falado da Confecom, a última conferência do governo Lula, que acontecerá de 14 a 17 de dezembro em Brasília. Mas é muito ou é pouco que o país vem tratando do assunto?, perguntará você.

Penso que o envolvimento da sociedade poderia ter sido maior, mas o governo entendeu que não era assunto para discussão pelo conjunto da sociedade, devendo ser discutido só por segmentos ligados à comunicação e, por isso, não fez uma campanha publicitária. Quem me disse isso foi Ottoni Fernandes Jr., secretário-executivo da Secom, ontem (sexta, 20), na abertura da etapa estadual da Confecom paulista.

Discordo dessa visão do governo, mas ela não vem ao caso. Escrevo para comunicar que, como fiz durante todo o processo de pré-conferências regionais e municipais, neste sábado e domingo participarei, na Assembléia Legislativa de São Paulo, da etapa estadual da Confecom, visando eleger-me delegado pelo meu Estado, de forma a participar da Conferência de fato em Brasília.

Tenho algumas propostas para levar à Confecom, entre as quais a do “Selo Democrático”, sobre a qual já tratei aqui. Espero passar pela seleção dos organizadores da Confecom para ser um dos representantes paulistas em Brasília em meados de dezembro, pois há mais candidatos a delegado por São Paulo do que vagas para sê-lo.

Mas a razão deste post é outra. Escrevo para explicar o que já percebi que muitos não estão entendendo, sobretudo por falta de divulgação adequada da Confecom pelo governo que a convocou.

Primeiro, vamos entender como será formada a Conferência. Serão 40% de representantes da sociedade civil (movimentos sociais e pessoas físicas), 40% de representantes dos empresários de comunicação e 20% de representantes do governo.

Todas as pré-conferências que ocorreram até aqui pelos quatro cantos do país, serviram para definir as regras do jogo, que será jogado de fato em Brasília no mês que vem. Algumas pré-conferências foram mais profícuas que outras, porque foram organizadas pelos governos estaduais, o que, no Brasil inteiro, só não aconteceu, se não me engano, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, Estados nos quais os governos Serra e Yeda Crusius boicotaram a Confecom.

Como a Confecom paulista foi convocada na última hora pela Assembléia Legislativa, apesar do empenho de toda essa gente boa de São Paulo que está organizando a etapa estadual da conferência, com destaque para o papel do Intervozes no processo, sinto que a ausência de envolvimento do governo Serra prejudicou São Paulo.

Também devo explicar que a Confecom não terá caráter, digamos, deliberativo, ou melhor, legislador. A Conferência Nacional de Comunicação votará propostas que serão levadas aos poderes Executivo e Legislativo, que poderão ou não adotá-las. Todavia, tais propostas virão legitimadas, apesar do boicote dos grandes meios de comunicação e instituições patronais.

Não sei se conseguirei ser delegado por São Paulo. Todavia, de qualquer forma passarei este sábado e este domingo na Assembléia Legislativa paulista acompanhando os trabalhos, devidamente inscrito como candidato a ir a Brasília ajudar a votar as propostas que serão discutidas.

Os comentários serão liberados no período da tarde.

---------------------------------o-----------------------------------------------
Leandro Fortes

A pedido do jornalista Olímpio Cruz Neto, estou postando o informe abaixo, para que todos saibam que a 1a Conferência Nacional de Comunicação, primeiro e decisivo passo para a democratização da mídia no Brasil, será televisionada. Não deixem de participar desse momento histórico que está sendo boicotado, desde sempre, pelos barões da imprensa brasileira – que se pelam de medo de perder os muitos privilégios que têm.

Cobertura da Confecom será ao vivo, com transmissão pela internet e NBR

Evento terá participação de comunicadores de rádios e TVs comunitárias e haverá tenda para público não credenciado com telões

Mais de 300 profissionais de imprensa de todo o país estarão acompanhando a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), que começa na próxima segunda-feira, 14 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A informação é do Ministério das Comunicações e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. O tema da conferência, a primeira a ser realizada no Brasil, é “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) montou uma grande estrutura para o evento, mobilizando a TV Brasil, a televisão a cabo NBR, oito emissoras de rádio e a Agência Brasil de notícias.

A conferência, inédita, gira em torno de três eixos temáticos: “produção de conteúdo”, “meios de distribuição” e “cidadania: direitos e deveres”. O evento atraiu a atenção de jornais, revistas, sites, portais, agências de notícia, rádios, emissoras de televisão, assessorias e mídia comunitária.

Além de jornalistas dos meios de comunicação tradicionais, a Confecom receberá cerca de 60 comunicadores de meios comunitários, que atuam em rádios, TVs e agências espalhadas pelo país. Uma tenda será montada do lado de fora do Centro de Convenções, com dois telões e rede wireless, para atender ainda a um público não credenciado, mas ligado à área de comunicação, como estudantes e blogueiros.

A TV Brasil e a Agência Brasil preparam uma cobertura intensa, com pelo menos dez jornalistas em cada um dos quatro dias da Confecom, que se encerra na quinta-feira, 17. Serão produzidas reportagens para os telejornais, e o programa Repórter Brasil, principal telejornal da emissora, promoverá debates todos os dias sobre os temas da conferência.

“Queremos passar ao telespectador a importância das comunicações, através do debate dos diferentes pontos de vista sobre o tema”, aponta Eduardo Castro, gerente executivo de jornalismo da EBC.

A NBR transmitirá a conferência ao vivo, desde a abertura, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às 19h de segunda-feira, até a plenária final, que ocorre no dia 17. O sinal estará à disposição de qualquer emissora que tenha interesse em pegar as imagens.

A NBR também será responsável pela transmissão da conferência pela internet, através do sítio oficial da Confecom (www.confecom.com.br) e em seu próprio sítio: www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/nbr-aovivo.

Para esta cobertura, a NBR mobilizou 50 pessoas, entre técnicos e jornalistas. “Teremos um estúdio montado no Centro de Convenções para produzir entrevistas e boletins para os programas da grade e os telejornais”, afirma José Roberto Garcez, superintendente de Rede e Diretor de Serviços da EBC.

A programação da NBR é transmitida para mais de mil emissoras em todo o país, públicas e privadas, o que possibilitará um grande acesso da sociedade brasileira aos debates da Confecom. O sinal da NBR também pode ser captado por antenas parabólicas (veja abaixo os parâmetros para captá-la).

As emissoras de rádio da EBC farão uma cobertura especial da Confecom, com a realização de mesa redonda e entrevistas diretamente do Centro de Convenções, de terça a quinta-feira, entre 9h30 e 10h e das 16h às 16h30.

As rádios da EBC estão envolvidas com a Confecom desde as conferências estaduais que precederam a Conferência Nacional e, além de programas, mesas redondas e documentários produzidos, veiculam spots de 40 a 50 segundos com representantes dos segmentos que compõem a Confecom: representantes de organizações dos movimentos sociais, de entidades empresariais e poder público.

“Nossa proposta é permitir ao ouvinte participar da discussão e fazer o seu juízo de valor sobre um tema importante como a comunicação”, aponta Cristina Guimarães, gerente da Rádio Nacional, de Brasília, cabeça de rede da transmissão da Confecom.

A Associação de Rádios Públicas do Brasil (Arpub) também terá produção especialmente voltada para a Confecom, com equipe multiprofissional de diferentes emissoras públicas. A transmissão da Arpub será de terça a quinta-feira, de 18 às 18h30. As transmissões da EBC e da Arpub estarão disponíveis via satélite no mesmo canal da Voz do Brasil, que é transmitida para mais de 4 mil rádios do país.

No sítio da Radioagência Nacional (www.ebc.com/radioagencia), agência de rádio na Internet, há um link para acessar matérias, entrevistas e sonoras das equipes da EBC na Confecom. O dowload é livre e gratuito.

Seguem abaixo os parâmetros para assistir a NBR por parabólica:

Cidades que captam o sinal da NBR pela Net
12 – Anápolis – GO
02 – Belo Horizonte – MG
19 – Blumenau – SC
13 – Brasília – DF
06 – Campinas – SP
09 – Campo Grande – MS
19 – Florianópolis – SC
10 – Goiânia – GO

15 – Indaiatuba – SP
06 – Porto Alegre – RS
07 – Ribeirão Preto – SP
04 – Rio de Janeiro – RJ
14 – Santos – SP
07 – São José do Rio Preto – SP
05 – São Paulo – SP

Sky
Canal 146

OiTV
696 – Rio de Janeiro

Recepção Digital de Satélite (Antena Parabólica)
Satélite: Star One C2
Posição Orbital do Satélite: 70°W
Polarização: Horizontal
Frequência: 3632
Padrão: DVB-S
SYMBOL RATE: 4.6875
FEC 3/4
PID DE VÍDEO: 0308
PID DE ÁUDIO: 0256
PID DE PCR: 8190

Recepção Analógica de Satélite (Antena Parabólica):
Satélite: Star One C2
Posição Orbital do Satélite: 70°W
Freq.: 4030
Banda L : 1120
Polarização : Vertical

Nenhum comentário: