sábado, 17 de janeiro de 2009

O terceiro mandato

Editorial do moderador – Por um terceiro mandato (parte 1)

Este humilde colaborador, para deixar claro, é favorável a um terceiro mandato do Presidente Lula. De tudo o que aconteceu e o que acontece, desde flagrantes discriminações por ele ser metalúrgico, portanto um “pobre”, por ser nordestino e por ser semi-analfabeto; Daí já são no mínimo três de um incontável número de discriminações, até tentativas de envolvê-lo em hipotéticas falcatruas jamais comprovadas. Não sou petista de carteirinha, porém vejo no PT o único partido com um projeto real de governar o país. Nestes meus 51 anos de vida dos quais 25 anos vividos em São Paulo e mais 5 anos morando atualmente no Rio de Janeiro, posso dizer que sou um petista virtual e um Lulista convicto. E acreditem também, se quiserem, que antes ser petista fui malufista, porém foi só por pouco tempo. É que logo percebi que ele era demagogo e o resto vocês já sabem. Nesta minha epopéia paulistana fiz alguns amigos e de todas as classes sociais, o que foi e continua sendo uma ótima experiência. Em São Paulo, no geral, há uma idéia de 02 partidos, um de direita (PSBD&CIA) e outro de esquerda (PT&CIA). Aqui no Rio, a coisa é mais plural. Direita e esquerda é meio sem sentido e, infelizmente, o PT está lá embaixo. Paciência!. Isso é um desafio para que eu evite ser dono da verdade. Mas eu deixo claro a todos, amigos e colegas que sou petista e apóio o terceiro mandato. Em São Paulo, morei na capital e depois fui morar na periferia de Guarulhos em função de ter adquirido minha casa própria. Foi lá onde tive uma certa experiência política. Guarulhos, naquela época, era dominada pela clã dos Thomeu e sua turma e o Thomeu era uma espécie de Maluf guarulhense. Lá naquele bairro, chamado Taboão, um bairro tipicamente de nordestinos como eu, o Thomeu era considerado um ídolo. Quando chegamos no Taboão, as pessoas não podiam ouvir falar do Lula e muito menos do PT. O Lula era tachado de comunista comedor de criancinhas. Foi então que percebi que a política local era nefasta. Os candidatos a vereador não colocavam a sigla do partido nos seus cartazes; eles apenas exibiam sua foto e quando muito ao lado do prefeito Thomeu que o apoiava. Isso me chamou atenção, pois na capital todos colocavam suas respcectivas siglas. Lá também o demagogia corria solta a ponto de um líder do bairro candidato a vereador ir lá em casa pedir para pintar o muro com seu nome e dizer para minha esposa que foi ele quem mandou asfaltar a rua. Pronto, foi o que minha esposa precisou para também fazer aflorar seu lado político. Ela pediu para que ele esperasse um pouco e foi buscar o carnê quitado da imobiliária que asfaltou a rua e disse que fomos nós que pagamos para asfaltar a rua e que o muro seria pintado somente com o candidatos do PT. Isso foi uma afronta para os políticos da região. Os vizinhos ficaram pasmos e boquiabertos com aquilo, e, aos poucos ajudamos a quebrar o tabu sobre o Lula e o PT, naquele lugar.
Não tenho nada contra a Dilma Roussef, pelo contrário, se for definido que não haverá terceiro mandato a Dilma já tem meu voto. Porém vamos ver o povo, sim o povo. O que o povo quer? É aí aonde eu me apóio. O mandato de um político não pertence a ele e sim ao povo. É o povo quem deverá dizer se alguém fica ou sai. Nós, o povo, já tiramos um presidente através de um Impeachment, portanto acho que podemos muito bem fazer ficar este ou aquele político, principalmente quando há, houve e haverá sempre melhoria para o povo em geral. Temos uma elite e um PIG (Partido da Imprensa Golpista) parafraseando o grande jormalista Paulo Henrique Amorim, onde seu foco principal está em São Paulo e que não se conformam com um metalúrgico ser presidente e as coisas darem certo. Eu, neste dias, passei na marginal Pinheiros e vi o quanto cresceu. Pelo menos a uns 10 anos atrás não havia muitos prédios. Hoje ela está tomada por enormes arranha-céus, shoppings, condomínios de luxo, estes como que querendo disputar qual é a mais bela cobertura. Estes mesmos senhores que também se enriqueceram a partir do Governo Lula, que aplicaram na bolsa e ganharam rios de dinheiro, são estes que construíram grande parte dessa marginal pinheiros e em outros vários locais de São Paulo e muitos desses também outrora lavaram pratos nos E.U.A e chegam aqui posando de “elite”, cospem na nossa bandeira e têm vergonha do nosso Presidente. Nada contra a quem lava pratos, o que eu me refiro é a essa cultura de vergonha com o nosso país. Eu conclamo então os nossos ex-presidentes a partir da nova república, Sarney, Collor, Itamar e Fernando Henrique, e nossos futuros candidatos, Dilma, Aécio, Ciro e por fim o Governador Serra, que desde já assumo que não terá meu voto, mas mesmo assim independente do partido que estejam, vamos pensar no Brasil desde já e sempre. Por tudo isto vou lutar por um terceiro mandato para o nosso Presidente Lula. Eu sei que não ver ser fácil, pois há várias etapas a se passar; a começar na Lei, que atualmente só permite 02 mandatos consecutivos.

Nenhum comentário: