sábado, 14 de dezembro de 2013

Ingleses estão com inveja do Brasil

Sidney Rezende

A imprensa inglesa precisa segurar a onda. Já está pegando mal. "The Guardian", "Economist" e a própria "BBC", do alto das suas tradições, sistematizam suas críticas tentando desautorizar a capacidade do Brasil de realizar a Copa do Mundo do ano que vem. E por tabela não custa detonar o nosso país também quando o assunto é Olimpíada de 2016.
No jogo Brasil e Inglaterra, a imprensa deles publicou que "pelo menos o Maracanã não caiu". Na semana passada, escreveram que a região nordeste será acometida de uma onda de dengue durante a Copa. Até bola de cristal os caras usam enquanto engavetam a isenção.
Para os britânicos, Manaus tem um clima equatorial "insuportável", com chuvas constantes que impedem a obra do estádio de funcionar 24h por dia. Eles andaram reclamando que as estruturas metálicas em torno da arena lembram o Ninho do Pássaro, estádio da Olimpíada de Pequim 2008. E que, portanto, nossa engenharia e arquitetura deixam a desejar. Cuiabá também apanhou dos experts da "Rainha".
Os ingleses deveriam é cuidar da sua economia. O Brasil está bem próximo de fazer o Reino Unido comer poeira. Em 2012 eles bateram um PIB de US$ 2,440 trilhões e o Brasil US$ 2,395. Os dois países disputam o sexto lugar entre todas as maiores economias do mundo.
Pensando bem, dá até para entender por que eles estão interessados em nos detonar. Dor de cotovelo é um sentimento humano compreensível.

 

Nenhum comentário: