sábado, 29 de maio de 2010

Novo golpe do Datafolha: o desincentivo ao voto

Em meio o ressaca terrível que se encontra o PIG, algum pensante teve a idéia de lançar uma manchete na Folha incentivando o povo a não votar. Então cuidado com o novo golpe do Datafolha. Na primeira página de hoje (sábado,29/05), numa manchete em letras garrafais ela diz que o voto obrigatório divide o eleitor e que cresce o apoio ao voto facultativo. Faltou muito pouco para ela dizer que foi o Serra quem falou isso. Ora, é tudo o que o PIG quer agora; que parte do povo não vote para que somente quem vota na oposição eleja o Serra presidente de uma vez por todas e ainda rir da sua cara. Preste atenção às pessoas perto de você que de repente vem com aquele papo de que todo o político é ladrão e que os mesmos é que mandam no Brasil, pois isto pode ser proposital e esta pessoa pode estar sendo paga para isso, fazendo com que você seja incentivado a não votar. Reparem bem em que momento o PIG chama isso para a discussão: no momento em que o Serra é ultrapassado pela Dilma nas pesquisas. Será que se o Serra estivesse bem na frente das pesquisas a Folha viria com esse assunto? Portanto o foro ideal para se discutir sobre o voto obrigatório é no ano que vem e através de um plebiscito e não agora no meio de uma campanha presidencial. Preparem-se que na semana que vem os diversos âncoras do PIG estarão debatendo essa questão em favor do voto facultativo, mas no fundo mesmo vão querer desincetivar o voto e eu vou rir mas um pouco sobre o Caos do PIG.

sábado, 22 de maio de 2010

Touradas, até quando?

A revanche do touro














Até quando vamos ver estas cenas ainda?
Até quando vamos continuar com lixos culturais?
Até quando vamos ver touradas, rinhas, farras do boi, etc?
Até quando vamos continuar a maltratar nossos animais?

Antes de imaginar o dor deste toureiro, imaginemos também a dor do touro ao ser furado com as espadas do toureiro numa arena cheia de pessoas que querem se "divertir". O touro não sabe porque está ali passando por aquela experiência terrível. Mas será que realmente as pessoas sabem porque estão ali? Depois não digam que o mundo é cruel.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Direita Americana & Direita Brasileira x Lula e as eleições

Já foi e continua sendo muito comentado o acordo nuclear alternativo que o presidente Lula conseguiu com o Irã, junto com a Turquia. Muitos não acreditaram que o Lula trouxesse este acordo e alguns, notadamente a Hillary Clinton, a senhora da guerra, não só não acreditou como ao saber de tal feito, tratou de logo de esboçar às pressas um rascunho de sanções contra o Irã. Afinal, onde já se viu um presidente de um pais emergente qualquer realizar uma reunião de tamanha responsabilidade mundial sem a tutela americana? Pois é, o Lula fez isso, e isso irritou a Hillary Clinton, mexeu em seu ego e balançou o mundo. Um mundo acostumado com a presença americana em todas as suas reuniões e decisões e que agora começa a mudar.
O Lula em meio a sua aprovação recorde de popularidade bem que poderia ficar com a bunda na cadeira e esperar que tudo se resolvesse em um passe de mágica no futuro, mas não; ele não quis mais esperar e foi até ao Irã e agora ele não só se lançou neste cenário, antes freqüentado pelas nações do primeiro mundo com seus super presidentes letrados, universitários e pós-graduados, mas também lançou o Brasil no topo da discussão mundial em torno de uma sonhada paz.
Agora a direita armamentista americana tem mais um dissabor: o Lula, que está querendo jogar gelo na guerra fria E.U.A x Irã e aí já dá para imaginar para que candidato a presidência do Brasil a direita americana irá apostar suas fichas. O candidato que sempre se ajoelhou a seus pés com o chapéu na mão e está disposto a continuar, a vender o pré-sal se possível e deixar que se construa quantas bases militares eles quiserem.
O Lula agora tem duas direitas contra ele; a direita brasileira e, como se não bastasse agora, a americana.
Esta eleição de outubro de 2010 para presidente da República do Brasil não só terá olhos domésticos, mas também terá, e muito, olhos internacionais. Com a inserção positiva do presidente Lula no cenário mundial em praticamente todos os aspectos, tanto a nível econômico, ajuda internacional, questionamentos cabíveis nas grandes contradições bélico-conflitivas E.U.A x “eixo do mal” e sua capacidade de agregar e articular melhores cenários para o futuro, está claro que esta eleição será plebiscitária; de um lado a ex-ministra Dilma representando a continuidade do legado de Lula ou o pós Lula e de outro o ex-governador José Serra representando o medo, a infâmia, a excrescência e discriminação, sob a égide da Direita.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Lula e o limiar de uma nova ordem mundial

Devemos sentir-nos orgulhosos da diplomacia brasileira e da política internacional do Brasil, da atuação de Lula e de Celso Amorim. Devemos lutar ainda mais para consolidar essas diretrizes da política exterior brasileira e contribuir para que ela não apenas prossiga, mas se estenda e ajude ainda mais a construir um mundo em que os conflitos não sejam mais objeto de intervenções militares, mas de negociações políticas, pacíficas, que respeitem o direito de todos, especialmente dos que, até aqui, foram oprimidos pelas potências que concentram os maiores arsenais do mundo e pretendem perpetuar seu domínio sobre uma ordem mundial injusta.

O parágrafo acima é parte do post do Emir que vocês podem ler clicando aqui e que tem meu total apoio.

domingo, 16 de maio de 2010

Dilma 38%, Serra 35%; que venha o Aécio


Neste domingo o PIG acordou com uma terrível ressaca, que veio mais cedo do que se pensava com a notícia de que a Dilma passa à frente de Serra na pesquisa Vox Populi. Já no sábado, eles sabendo disso, trataram de simular uma possibilidade de o Aécio fechar como vice na chapa do Serra nas suas sub-manchetes e como sempre o JN não noticiou nada sobre a pesquisa. Que venha o Aécio.
Então, como se havia previsto, a tal festa de lançamento da pré-candidatura do Serra a presidência da República em Brasília com direito a devaneios entorpecidos da Eliane Catanhede de uma vitória do Serra tido com certa não demorou muito para desmoronar numa tremenda ressaca tal qual alguém se encharcou de vinho na noite passada. O Serra bem que tentou ensaiando algumas viagens aos cafundós do Nordeste usando chapéu de couro com sua cara de espanto não conseguindo esconder sua nordestinofobia. O Datafolha também tentou ensaiar uma subida do Serra nas pesquisas, mas como todos nós sabíamos; isso fazia parte da festa do Serra em Brasília, e o Datafolha pagará o preço por esta mentira e ainda mais poderá ser processado por isso. Imagino agora as caras de tacho do Boris Casoy, da Miriam Leitão, do Joelmir Beting e do casal 20 global terem que dar essa notícia amanhã. Imagino também as caras de tacho do FHC, do Álvaro Dias e do Roberto Freire ligando para o Serra e criticando as pesquisas.
Do caos para a UTI, esta semana será emocionante ver o PIG perdido e sem saber o que noticiar. O que resta agora para o PIG torcer? Para o Lula não conseguir um acordo nuclear com o Irã? Para o Aécio ser vice do Serra? Para a crise grega atingir o Brasil? Para que as cinzas do vulcão da Islândia atinja o espaço aéreo brasileiro? Que o escândalo da Alstom que está ressurgindo das cinzas tenha alguém do PT?
Eu vou começar amanhã pelo Boris Casoy e sua escada Dora Kramer para ver se ela recebeu algum e-mail no sábado passado dando-lha a péssima notícia de que a Dilma passou o Serra nas pesquisas.

Bom dia Presidente Dilma.

sábado, 15 de maio de 2010

PT atira no PSDB, mas também atinge o PIG

A última propaganda do PT veiculada nesta semana que se passou trouxe de volta para o povo a memória do que foi feito na era F.H.C e ainda comparou com a era Lula. Isso irritou não só o PSDB mas também irritou o PIG que está mergulhado num caos total. Agora só falta o Lula fechar um acordo nuclear com o Irã. Se isso acontecer, não só estressará o PIG mas também a Hillary Clinton, a senhora da guerra, que poderá ser demitida.

Óleo

Propaganda do PT faz tucanos tremerem nas pernas

Dessa vez eu vou discordar do meu amigo Eduardo Guimarães, que criticou o PT por ter veiculado uma propaganda acusada de ferir a legislação eleitoral. Por incrível que pareça, a oposição diz que não vai, ao menos por enquanto, contestar judicialmente. É claro que temos que esperar eles lerem os jornais, conversarem com alguns colunistas, para que decidam se devem fazê-lo ou não. Afinal eles não tem vontade própria. Com um ou dois editoriais, os jornalões conduzem os tucanos, pela coleira, para onde lhes aprouver.




Os líderes da coordenação serrista declararam que irão fazer igual ao PT. Com certeza iriam fazer o mesmo de qualquer jeito. Por isso o PT agiu certo em ser ousado.

Eu assisti a propaganda do PT e não vi nada demais. O Brasil todo já está mobilizado em torno das eleições. Os noticiários estão repletos de referências às palavras e ações dos candidatos. O povo precisa ser informado politicamente, até para que ele vivencie, juntamente com a classe média que lê blogs, esse momento dramático da democracia brasileira. As camadas mais altas da sociedade podem se informar através das novas tecnologias, pode saber quem é Dilma e quem é Serra, pode entrar em sites tucanos e petistas e comparar dados. O pobre não. E como não tem a informação, o pobre se encontra marginalizado do debate político.

*

Foi um programa extremamente bem feito, e a gritaria da oposição é um sinal de que Dilma conseguiu pisar bem no meio do pé deles.

*

Dilma foi ministra da Casa Civil por mais de 6 anos e, portanto, mesmo que não fosse candidata à presidente da república, seria a figura mais eminente no governo Lula, depois do próprio, é claro. Mas ela é candidata, ou pré-candidata, e nessa posição é natural e necessário que apareça na tv para que os brasileiros possam conhecê-la. Se nós, que vivemos pendurados na internet, podemos conhecê-la e até entrevistá-la via twitter, porque os pobres não podem usufruir uma lasquinha de seu futuro?

A propaganda do PT não menciona as eleições diretamente. Fala da importância em dar continuidade ao projeto lulista. Considerando as declarações de Serra, poder-se-ia dizer que o PT fez marketing em prol de seu adversário. Mas não se pode dizer isso, porque há um trecho que compara os feitos do governo Lula com de seu antecessor. Isso também é política.

Um filósofo alemão explicou que uma realidade só pode ser assimilada se confrontada com seu oposto. Para mostrar à população brasileira o que é o governo Lula, é necessário compará-lo ao anterior. Isso é dialética básica.

Na verdade, as reações da mídia foram, como de praxe, muito mais indignadas do que entre a oposição partidária.

O Estadão estampou o seguinte título no alto da página:

Oposição evita recurso contra Dilma para também usar TV em favor de Serra

Sucessão. Depois de classificar programa petista como um "grave desrespeito à Lei Eleitoral", PSDB e DEM baixam o tom e adotam um discurso mais ameno, defendendo que a campanha entrou em nova fase e que agora petista não faz mais parte do governo.

O colosso ético e moral, o homem-bom maior da nação brasileira, esse ex-comunista que agora passou para o time da luz (citando o insuperável Prof.Hariovaldo), Roberto Freire, presidente do PPS, até ele admitiu que, na próxima propaganda do PSDB na televisão: "Vamos apresentá-lo como nosso candidato".

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Deu a louca na Miriam, deu a louca no PIG: é o princípio do caos

Num misto de mau humor, mêdo ou algum prejuizo na Bolsa, eis que a Miriam Leitão resolve pegar no pé do Serra sobre o futuro do Banco Central caso ele seja eleito. Ela bem que tentou arrancar alguma coisa dele, mas ele é muito liso e surpreendetemente resolveu destratá-la. Aliás este é ponto mais fraco do Serra e a Dilma deverá explorá-lo nos debates. É o jeito Serra de ser. Para mim, no geral, a pergunta quis dizer o seguinte: Em um Brasil que está dando certo, apesar dos juros altos, o senhor caso eleito, mudará a política dos juros com o risco de o Brasil quebrar novamente como aconteceu na época do F.H.C? Foi isso o que a Miriam fez. Ela cutucou o Serra. Será que a Miriam está com mêdo do Serra, o pós Lula da Veja? Será que o Serra está causando mêdo naqueles que outrora tinham medo do Lula e do PT? O Serra acha que controla o PIG? ou o PIG está caindo na real? Isto é o inferno astral do PIG, isto é o caos.

Entrelinhas

Míriam vs. Serra, na íntegra
Direto do blog de Míriam Leitão, que NÃO comentou o embate, a íntegra da refrega. O que espanta é o mau jeito com uma jornalista tão simpática ao tucanato. Dá para imaginar como o ex-governador Serra trataria alguém que realmente discordasse de suas opiniões? Melhor nem pensar no assunto...

NA CBN
Serra: "Tripé da política econômica veio para ficar"

Vejam abaixo, na íntegra, a entrevista na CBN com o pré-candidadato do PSDB, José Serra.

Míriam Leitão - A grande dúvida na economia é se o senhor vai respeitar a autonomia do BC. O senador Sérgio Guerra já disse que o senhor mudaria a política cambial e monetária, depois tentou se explicar, mas ficou essa dúvida no ar. A dúvida também é por declarações suas feitas no passado e por declarações feitas agora também. A sensação que se tem é que, se por acaso o senhor for eleito, vai ser também o presidente do BC. Queria saber isso.

José Serra - "É brincadeira de que eu eleito presidente da República vou ser presidente do BC. É preciso não me conhecer. Quem faz um rumor assim é falta de assunto, desejo de criar outros problemas.

ML - O senhor respeitará a autonomia do BC?

JS - A questão dos juros, a questão do câmbio... Ninguém, em sã consciência, pode defender a posição de que, quando há condições para baixar a taxa de juros, o BC não baixa, está certo. Isso não significa infalibilidade. A questão do tripé famoso que veio do governo passado que, se não me engano, fui eu até que apelidei de tripé (câmbio flutuante, responsabilidade fiscal e meta de inflação) veio para ficar. Não baixar os juros num contexto que não tinha inflação simplesmente foi um erro. As pessoas que conhecem melhor, mesmo dentro do mercado financeiro, sabem disso. Agora, se alguém se assusta porque eu acho que a taxa de juros deve cair quando a inflação está caindo, quando tem quase deflação, é porque tem uma posição muito surpreendente do ponto de vista dos interesses do Brasil. Por outro lado, a mesa da economia brasileira, que estava no chão, eu ajudei a erguer. Todo mundo que me conhece sabe que eu não vou virar a mesa coisa nenhuma.

ML - Mas a dúvida é exatamente esta. Quando o senhor fala que foi um erro do BC, se por acaso o senhor for presidente ...

JS- Espera um pouquinho.

ML - Deixa eu completar a minha pergunta.

JS - Espera um pouquinho. O Banco Central não é a Santa Sé. Você acha isso, sinceramente, que o Banco Central nunca erra? Tenha paciência.

ML - Governador, deixa eu fazer a minha pergunta.

JS - Agora, quem acha que o Banco Central erra é contra dar condições de autonomia e trabalho ao Banco Central? Claro que não. Agora, de repente, monta-se um grupo que é acima do bem e do mal, que é o dono da verdade e que qualquer criticazinha já vem algum jornalista, já vem o outro e ficam nervosinhos por causa disso. Não é assim. Eu conheço economia, sou responsável, fundamento todas as coisas que penso a esse respeito. E, a esse propósito, você e o pessoal do sistema financeiro podem ficar absolutamente tranquilos que não vai ter nenhuma virada de mesa.

ML - Governador, deixa eu fazer a minha pergunta que eu não consegui completar. A questão não é se o BC é infalível, ninguém é. Mas se o senhor, quando se deparar com um erro do BC, caso seja presidente, ficará apenas com sua opinião ou vai interferir. A questão não é a taxa de juros.

JS - Imagina, Míriam, o que é isso? Mas que bobagem. O que você está dizendo, você vai me perdoar, é uma grande bobagem. Você vê o BC errando e fala: "Não, eu não posso falar porque são sacerdotes. Eles têm algum talento, alguma coisa divina, mesmo sem terem sido eleitos, alguma coisa divina, alguma coisa secreta tal que você não pode nem falar: Ó, pessoal, vocês estão errados". Tenha paciência".

domingo, 9 de maio de 2010

O caos do PIG irrita Serra

Bodega

Vermelho: Serra se irrita com pergunta sobre mensalão do DEM e privatização


Em entrevista de cerca de 90 minutos concedida ontem a seis jornalistas do grupo gaúcho RBS, o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, perdeu a calma duas vezes, foi grosseiro com duas jornalistas, mostrou-se incapaz de completar frases, ideias e respostas no tempo previsto, não soube apresentar dados concretos e tratou a maioria dos assuntos com superficialidade.[...]

Serra listou realizações sem explicar sua motivação política e administrativa. Ex-ministro da Saúde, disse que “o maior problema” do setor é “a totalidade”.

Quando uma das jornalistas quis saber o que ele pensa sobre privatizações, Serra reagiu irritadíssimo e, usando tom de voz mais alto, qualificou a pergunta como “trololó de campanha”.

O pré-candidato tucano também reagiu agressivamente quando uma entrevistadora quis saber sua opinião sobre o mensalão do DEM, comandado no Distrito Federal por José Roberto Arruda, um dos nomes que Serra cogitava para ser seu companheiro de chapa. Hostil, ele confrontou a repórter: “O responsável pelo mensalão do DEM foi posto para fora do partido, os do mensalão do PT estão lá até agora. Diga, agora, você, quem agiu melhor? Responda. Se você não responder à minha pergunta, está agindo partidariamente!”, afirmou quase gritando.

O presidenciável tucano teve ainda que responder sobre o mensalão mineiro, comandado pelo PSDB. Sobre o assunto, fez-se de desentendido. "Que mensalão de Minas Gerais? O que é isso?", disse ao ser questionado sobre o esquema de desvio de recursos públicos durante a campanha ao governo do Estado do tucano Eduardo Azeredo. "Erro é erro, mas não teve mensalão. Quando Azeredo foi governador de Minas Gerais, nunca fez mensalão para deputados. Nunca", disse Serra, incomodado com o questionamento.

Fonte: Brasília Confidencial e Blog da Dilma

domingo, 2 de maio de 2010

Eu tenho o poder

Quem pode, pode. O Serra em seu Twitter só faltou dizer que ele mesmo ligou para a OUL e mandou que ligassem para a revista Time para esclarecer de vez se o presidente Lula seria ou não o primeiro do ranking. Este é o Serra.