domingo, 28 de fevereiro de 2010

O inferno astral dos piganos e a culpa como sempre do Lula

Vejam abaixo, através do site do Bodega Cultural que publicou um texto do Blog do Bentes, onde fala do inferno astral de alguns colunistas do PIG e como sempre eles tentam direta ou indiretamente colocar a culpa no Lula por isso. É aquele velho lema: quando estamos bem e por cima o bônus é nosso, mas quando estamos por baixo num verdadeiro inferno astral tem sempre um ou uns culpados que ficam com o ônus. Em relação ao Jabor, o Bentes foi mais pessimista que eu. Ele o rebaixou a pseudo-intectual e mero editorialista, enquanto que eu o rotulo de "filósofo" do PIG. Portanto somos a favor da liberdade de imprensa, mas não da libertinagem.

Blog do Bentes

Meliantes da imprensa
Nesta sexta-feira (26), recebi, via e-mail, um texto intitulado “A coisa está ficando preta – patrulhamento geral” (publicado ao fim deste artigo) de uma jornalista que muito admiro e que, inclusive, foi minha professora na faculdade. No entanto, creio que o conteúdo por ela repassado – a autoria não é dela, e sim de um cidadão chamado Alberto Rosauro – peca pelo simplismo e pela confusão do conceito de “liberdade de expressão”, que muitos acabam por fazer.


Sendo assim, redigi o artigo abaixo. Ele não vem para ser um pilar de verdade, apenas um contraponto a algumas das informações que julgo estarem fora de contexto e também para mostrar um pouco da verdadeira face de alguns profissionais e pseudo-profissionais de imprensa que gostam de bancar as vítimas, quando, na verdade, trabalham dia a dia para os algozes.

Por Mário Bentes

Sou contra qualquer cerceamento da liberdade de expressão, mas, francamente, nenhuma das figurinhas citadas no texto merece qualquer respeito. A tão falada “liberdade de expressão” não pode ser confundida com o que eles fazem. Para explicar exatamente o que falo, vou trabalhar nome por nome dos citados como vítimas do Governo. Perdoem a linguagem ácida, mas ele é perfeitamente adequada quando se fala de tais indivíduos:

Boris Casoy – É um pulha que ofendeu trabalhadores de limpeza pública, os populares garis, ao vivo. Sim, o velhaco, que na juventude trabalhou num certo Comando de Caça aos Comunistas (CCC) – vale ressaltar, a menina dos olhos da Ditadura Militar – não sabia que o seu microfone ainda estava ligado e desqualificou o sincero desejo de feliz natal de trabalhadores simples, mas dignos. Boris Casoy não é digno de respirar o mesmo ar que trabalhadores honestos, como os garis deste país de qualquer parte de Via Láctea.

“Meninas do Jô” – Uma cambada de pseudo-analistas de economia que vinham ao programa de outro reacionário, o Jô, para deturpar uma série de informações. Enquanto veículos de imprensa de outros países destacavam certas conquistas econômicas (e também os erros) do país sem qualquer paixão ou partidarismo, as “meninas” destoavam tudo, em um mesmo discurso da oposição política partidária (leia-se PSDB, DEM e afins). Engraçado é que esses esquadrões da verdade não se manifestavam nos falidos tempos econômicos de FHC. As “meninas do Jô” entendem tanto de economia quanto eu de física quântica e, talvez pelo desastre da repercussão do programinha, elas tenham saído do ar.

Arnaldo Jabor – Esse sim um pseudo-intelectual. Por trás das brilhantes construções textuais, apenas veneno e uma generosa pitada de direitismo dos mais tradicionais, daquele que tomou (e toma) conta dos EUA durante as guerras civis ou da África do Sul, no Apartheid. Ele não é um intelectual, é um mero editorialista, que diz o que os patrões da famiglia Marinho querem dizer. Ah, Roberto Marinho, pintado de santo depois de morto, era um dos grandes apoiadores da Ditadura.

Diogo Mainard – Esse sujeitinho dispensa apresentações. É uma marionete estilo pinóquio que, pela magia da pútrida fada Veja, ganhou vida própria e agora é menino de verdade. Deixou de ser marionete de madeira para ser marionete de carne e osso, por pura paixão. Tenho minhas críticas do Governo Lula, mas não são apaixonadas ou cegas. É crucial ter embasamento, fundamento e um mínimo de bom senso para fazer certas críticas e não personificar o governo, como ele fez em Lula é minha anta, um calhamaço de babaquices que uns chamam de livro. Se ele fosse assim tão crítico ou desejoso de justiça quanto tentar mostrar, por que não escreveu FHC é meu biscate, já que o antecessor de Lula quis vender metade do país? A cereja do bolo-piada é o fato de Mainardi querer bancar o sabe-sabe de Brasil fazendo cooper na Europa.

Heródoto Barbeiro – Poucos sabem, mas o hoje respeitado âncora da CBN e apresentador do programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, foi um grande apoiador da Ditadura Militar. Não satisfeito em apoiar, Barbeiro ainda resolveu se candidatar a deputado federal nas eleições de 1974 pela Arena – Aliança Renovadora Nacional, partido da Ditadura. O número do “jornalista amordaçado” era 143 (ver no blog Cloaca News).

Jornal O Estado de São Paulo "Estadão" – Não deveria estar sob censura, evidentemente, mas está, e por ordem do poder Judiciário, e não do poder Executivo. Mas por que não criticam a censura que eles fazem contra os comentários enviados por leitores? Quem censura não tem direito moral de reclamar do mesmo crime. No mesmo caminho estão, por exemplo, Folha (que chamou a Ditadura no Brasil de ‘Ditabranda’, como se não fossem importantes ou graves as milhares de pessoas mortas no regime) e Globo, que, por medo do Twitter, impede seus funcionários de usar o serviço e, assim, opinar abertamente sobre temas diversos.

Por fim, quero ressaltar que sou contra qualquer tipo de controle da liberdade de expressão e opinião, mas sou categoricamente contra a deturpação do conceito. Recomendo fontes alternativas de informação (a Internet é uma maravilha nesse sentido) e não replicar mesmices repetidas incessantemente como verdade.

Notas importantes:

1 – Reparem que até o título do artigo representa uma falta de bom senso. “A coisa está ficando preta” é herança dos tempos da escravidão. Quando uma situação se mostrava ruim ou de difícil resolução, fazia-se alusão aos escravos, aos negros, como se eles fossem ruins ou de nível inferior. A palavra “denegrir” – tornar negro – tem a mesma origem racista.

2 – Francamente, um texto que quer falar contra cerceamento, controle e opressão da liberdade de expressão vir acompanhado com a expressão “Patrulhamento geral” é piada. Parece slogan de militares.

3 – Logo abaixo do nome do autor, Alberto Rosauro, há a inscrição em latim “USQUE AD SUB AQUAM NAUTA SUM” que, em uma busca rápida na Internet, trouxe o significado “Marinheiros até debaixo d’água”. O autor, portanto, é militar ou, no mínimo, os admira (o item 2, acima, agora faz sentido...). Mas não foram justamente os militares os responsáveis (com apoio de alguns civis endiabrados, claro) por tantos cerceamentos da liberdade de expressão?

Interessante, não?

Mário Bentes é jornalista.



Veja o texto original:

A COISA ESTÁ FICANDO PRETA - PATRULHAMENTO GERAL

O primeiro jornalista a sofrer cerceamento do direito de bem informar, em consequência dos seus verdadeiros, contundentes e procedentes comentários contra os desmandos do atual governo, foi o Boris Casoy. De acordo com o noticiário da época, ele foi demitido a pedido do próprio Lulla.

Entretanto aos olhos dos menos atentos, a coisa vem se agravando de maneira avassaladora e perigosa, senão vejamos:

O Programa do Jô tirou do ar (sem dar qualquer satisfação ao público) o quadro "As Meninas do Jô" que era apresentado às quartas feiras onde as jornalistas Lilian Witifibe, Ana Maria Tahan, Cristiana Lobo, Lúcia Hippólito e, por vezes, outras mais, traziam à público e debatiam todas as falcatruas perpetradas por essa corja de corruptos que se apossou do país. As entrevistas sobre temas políticos não têm sido mais levadas a efeito atualmente. Virou um programa de amenidades e sem qualquer brilhantismo.

O jornalista Arnaldo Jabor, considerado desafeto pelo governo atual, vem sofrendo, de forma velada e sistemática, todo tipo retaliação. Já foi processado, condenado, amordaçado e por aí vai. Sua participação diária, às 07:10 na Rádio CBN tem se limitado a assuntos sem a relevância que tinha, haja vista que está impedido de falar sobre assuntos que envolvam a política nacional e o atual governo.

A jornalista Lúcia Hippólito, que tinha uma participação diária, às 07:55 hs na Rádio CBN, não está mais ocupando o microfone da emissora como fazia e nenhum comunicado foi feito pelo âncora do horário, o jornalista Heródoto Barbeiro. Sorrateiramente, colocaram-na como âncora em outro horário, onde enfoca matérias mais amenas e sem a habitual, verdadeira e procedente contundência.

Diogo Mainard, da Revista Veja, além de processado, vem sofrendo várias ameaças de morte por parte do jornal do MR-8 (que faz parte da base aliada ao Lulla) e de integrantes dos chamados "Movimentos Sociais".

O jornal "Estadão" de São Paulo está sob forte censura governamental há pelo menos 60 dias.

Pelo que se vê, Fidel Castro está fazendo escola na América do Sul. O primeiro a colocar em prática estes ensinamentos, aniquilando o direito de imprensa foi Hugo Chaves, e pelo andar da carruagem o nosso PresiMENTE está trilhando pelo mesmo caminho.

Constitucionalmente:
Onde está o
ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO?

Onde está o
LIVRE DIREITO DE MANIFESTAÇÃO?

Onde está a
LIBERDADE DE EXPRESSÃO?

Onde está a
LIBERDADE DE UMA NAÇÃO?

ESSE TEXTO DEVE-SE TRANSFORMAR NA MAIOR CORRENTE QUE A INTERNET JÁ VIU!!!

ACORDA BRASIL, ENQUANTO É TEMPO, E REAJA.

Alberto Rosauro
USQUE AD SUB AQUAM NAUTA SUM

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O desespero inglês, o Pré-Sal e as eleições.

A Inglaterra vai procurar petróleo nas Ilhas Malvinas, já está trazendo uma plataforma para isso. O Pré-Sal brasileiro realmente está fazendo os holofotes de grande parte do mundo apontarem para o Brasil e parece que alguns já cobiçam abocanhar algum petróleo que possa estar nas adjacências como é o caso da Inglaterra. Os E.U.A. nem se fala, a IV frota americana já está por aqui faz tempo simulando a capacidade total do Pré-Sal. Temos por um lado a Rainha Elizabeth e de outro a Princesa Cristina. A Rainha diz que é dona das Malvinas, mas as Malvinas estão no território da Princesa, que acha que essas ilhas devem ser da Argentina. A Rainha tem a faca e o queijo na mão, resta a Princesa fazer algum barulho para ver se sua popularidade sobe ou se encontra algum respaldo no cenário mundial, o que é muito difícil. Ser houver guerra, novamente a Princesa não tem chance alguma e como se trata de petróleo, a Rainha também não estará sozinha nisso. Ela tem os E.U.A, Israel e outros mais para ajudar. Contudo, como se trata de Pré-Sal aí surge o Brasil no meio do caminho. Brasil que provavelmente terá que enfrentar seu grande teste. O de ser um País pacífico e neutro. O Lula bem que está querendo reaparelhar o sistema bélico brasileiro, mas os caças comprados da França vão demorar para chegar e mesmo que já tivessem chegado esse sistema mal daria para vencer o Paraguai. Neste emaranhado jogo de xadrez, creio que a Rainha agora começa a contar com um novo personagem que ainda está oficialmente em primeiro lugar nas pesquisas para presidente, pois seria muito mais barato e nem precisaria derramar uma gota de sangue sequer. Este personagem é o cara certo, na hora certa e no lugar certo. Ele é privatista e consequentemente anti-Estado e se ele ganhar ficaria muito fácil sortear o Pré-Sal. Então neste momento a Rainha deve estar pensando numa maneira de oxigenar a candidatura Serra, pois Lula e Dilma que vão estatizar o Pré-Sal agora são pedras no sapato da Rainha. Não se surpreendam que de agora em diante a imprensa britânica criticar o Lula e elogiar o Serra, inventar prêmios e medalhas ou canditá-lo ao prêmio Nobel qualquer. Até outubro tem-se muito tempo para isso. Do lado da Dilma os ventos começam a soprar a favor, o povo parece que não vai mais cair nas armadilhas do PIG. O IBOPE já sabe que a Dilma está na frente, mas vai esconder isso até o último momento. Lula e o PT andarão sempre em campo minado pelo PIG que estará a espreita querendo envolvê-los e culpá-los por toda roubalheira e mal caratismo dos políticos.

Clique aqui para ver o que diz o Rodrigo Vianna.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O dinheiro no mesmo bolso -2

Eu achava que as filhas da Economia Clássica, esta que ainda persiste no mundo mecanicista atual, a especulação e a globalização já tivessem feito de tudo. Mas tudo parece crer que o estrago ainda foi pouco. Vejam o caso do Grécia tão bem colocado no site do Conversa Afiada e o que ainda está por vir. Como eu disse em um post anterior; a mudança foi pouco. No Brasil, tudo indica que tivemos a sorte, por termos um Banco Central sério, mas no tocante às privatizações desenfreadas feita no passado, a título de Estado mínimo a qualquer preço, percebe-se claramente que não estão acompanhando o ritmo do atual do desenvolvimentismo. Há que se rever essa questão. Aqui mesmo no Rio, que tem um sistema de trens e metro privatizados, hoje quarta feira de cinzas, fui visitar um amigo em Duque de Caxias. Da Tijuca, fui de ônibus e voltei de trem. Quanto ao ônibus, vá lá que seja, porém quanto ao trem é desesperador ver o estado lastimável da maioria que se encontram e sem falar nos trilhos. O Rio está crescendo, é só passar na hora do rush na Estação Central do Brasil que é atualmente o encontro de todos os destinos, de trem e metrô para ver a multidão de pessoas que chegam e saem dali.

Conversa Afiada

Os caras que quebraram os EUA quebraram a Grécia. Cuidado com o Serra !

O New York Times informou que os mesmos caras que criaram a bolha de derivativos imobiliários que quebrou Wall Street quebraram a Grécia.

Muito simples.

Eles chegaram para o Governo da Grécia e “compraram”, em troca de uma boa grana, futuras receitas do Governo da Grécia.

Por exemplo, compraram a receita dos pedágios (êpa, êpa !) e da loteria.

Com isso, o IBGE (*) da Grécia fez umas contas extraídas do voodoo.

Aumentou a receita e escondeu a dívida.

Eles diziam que o déficit publico era de 3% quando, na verdade, era de 17% !

Quem fez a mágica ?

Especialmente o banco americano Goldman Sachs.

O presidente do Goldman é acusado de ter vendido muitos derivativos nos Estados Unidos e, quando viu que a bolha ia explodir, começou a vender.

Mas não avisou aos clientes.

E continuou a vender derivativos aos clientes trouxas …

E vendia os da própria carteira.

Gente finíssima.

E a CVM ?

Ora, o que faz a CVM (americana ou brasileira) ?

O New York Times diz que não sabe a que outros países o Goldman Sachs vendeu a mesma poção mágica.

Itália ? Irlanda ? Espanha ?

Só se saberá se houver outra quebra.

Ou seja, caro amigo navegante, o neoliberalismo do Fernando Henrique nada mais era do que o Novo Testamento dos Bancos.

Dos bancos Opportunity !

Em tempo: quem sabe o Zé Pedágio já não vendeu a algum Goldman a receita dos pedágios para “embelezar” o balanço ? Como diz o meu amigo mineiro, Zé Alagão não passa de um “pratico em contabilidade”. Será que ele entraria no exame de admissão do IBGE da Grécia ?

Paulo Henrique Amorim

(*) O IBGE da Grécia diz que a culpa é do Ministério da Fazenda, que passava números errados. A culpa vai acabar na Martha.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Irâ rumo a ditadura militar? Olha só quem está acusando.

Olha só quem está falando, acusando, julgando e sentenciando que o Irã está caminhando para uma ditadura militar: os E.U.A, através da senhora da guerra Hillary Clinton. Agora eles são contra a ditadura militar, por causa das questões nucleares e também pela riqueza petrolífera, ou alguém acha que os E.U.A se lixariam se fosse alguma republiqueta no cafundó da África?. Esta mesma nação que desde a concepção do Consenso de Washington até recentemente, foi a nação que mais apoiou as ditaduras militares impostas por eles mesmos aos países da América Latina e em outros lugares do mundo, para fazer valer aquele famigerado consenso e aquela globalização especulativa que empobreceu inúmeros países, deixou até o Japão de joelhos e em muitos cidadãos que foram contra, um rastro de mortes e vítimas. O cenário mudou agora; a época de hegemonia servil acabou . Quem se declara a favor dessa imbecilidade americana? Inglaterra, Itália, Israel e França? E quem se declara ou pelo menos não entra neste oba oba? China, Rússia e agora o Brasil, que poderá ser o fiel da balança contra uma nova guerra. A guerra E.U.A. x Irã, que a Sra. Clinton, junto com seus homens das pranchetas estão inventando, para poder continuar a vender suas próprias armas. Quem a senhora da guerra quer enganar? Que o PIG se engane, mas eu não

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Lula x Subserviência

Marcio Lacerda

domingo, 7 de fevereiro de 2010


Isso dá orgulho..

Lula relembrou um episódio ocorrido em uma reunião do G8 na cidade francesa de Evian, como exemplo da nova postura adotada pelo Brasil diante de outros países:
Quando eu fui a primeira vez a Evian (França) [em reunião do G8], estavam sentados o Celso Amorim (ministro das Relações Exteriores), o (então) secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e eu. Eu tinha chegado, fui na mesa, tinha cumprimentado todo mundo que estava lá, e fui sentar. Aí quando chegou o Bush, todo mundo levantou. Aí eu falei para o Celso (Amorim): ‘A gente não vai levantar. E ele vai vir aqui do mesmo jeito. Ele cumprimentou todo mundo que estava em pé e foi lá na nossa mesa, cumprimentou e sentou lá. Um gesto pequeno mas é um gesto que você tem que fazer para mostrar que você não é subalterno, você não é inferior. Você é igual. Você é chefe de um estado igual o Bush é, igual o Sarkozy (presidente da França) é, a Angela Merkel (chanceler da Alemanha) é, o Zapatero (primeiro ministro da Espanha) é.

 Terça-feira, 2 de fevereiro

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A prisão de Arruda e a comédia do PIG

Bodega

Prisão de Arruda: PIG sai na frente e tenta blindar a candidatura de José Serra

O portal de notícias UOL amanheceu com a seguinte manchete, por Raquel Maldonado: “Com telhado de vidro, oposição não deve explorar prisão de Arruda na campanha eleitoral, dizem especialistas” [...]

Eu gostaria muito de participar de uma dessas entrevistas para saber que tipo de “especialistas” são procurados para orientar o PIG. Neste caso, especificamente, o especialista e não “os especialistas” é Humberto Dantas, cientista político do Centro de Pesquisa e Comunicação (Cepac). Ele não deve ter parentesco com Daniel Dantas, creio eu, mas eu o conheço pelo nome de medo!

Tenho medo!

A oposição está se borrando de medo. Tanto pela notória incompetência do José Serra em administrar o maior e mais rico estado do Brasil quanto pelo povo estar "careca" de saber que DEM, PSDB e PPS andam junto desde o começo do governo Lula, fazendo-lhe oposição, inventando CPIs, travando a todo custo projetos que beneficiam o Brasil como um todo.

Ora, pois, vamos fazer outra análise, mesmo não sendo um cientista político como "Seu Dantas". O PT sendo ético poderia muito bem não usar deste expediente para tirar vantagem política, mas deverá “faze-lo-o” peremptoriamente sob pena de perder a grande oportunidade de mostrar para o Brasil quem são os verdadeiros corruptos, que sempre dilapidaram a Nação enquanto estiveram no poder, e que no Governo Lula a corrupção apareceu porque ela estava escondida, blindada pelos "Brindeiros" da era tucana.

Outro fato é que -- perdoe-me o cientista de araque que deu a orientação ao PIG -- são casos extremamente antagônicos, o mensalão do PT e o mensalão do DEM.

No primeiro o que existiu foi o uso de caixa 2 feito através de empréstimos em bancos privados, como consta nos autos. Tanto é que todos os envolvidos foram absolvidos.

Já o mensalão do DEM o que existia era a cobrança de propina, muitas vezes recursos financeiros saídos do próprio estado, uma vez que, basta superfaturar uma obra ou serviços, para pagar os deputados distritais e aumentar o patrimônio publico dos bandidos.

Afinal, quem tem telhado de vidro?

Pra cima deles PT!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A era da subserviência acabou, cara pálida.

Parece que o mundo e principalmente os americanos e muitos europeus ainda não perceberam que o Brasil é outro. Não é mais aquele Brasil subserviente de anos atrás.
O chefe de segurança da Popstar Beyoncé, durante uma gravação na Pça. Mauá no Rio de Janeiro, simplesmente exigiu que alguns policiais carregassem umas grades de ferro e disse também que eles latiam demais. Olha só a prepotência e a arrogância juntas. Este senhor recebeu voz de prisão por isso. Nota 10 para a PM carioca. Agora imagine você chegando em Nova Iorque e exigir que um policial carregue sua mala. Experimente fazer isso para ver o que vai acontecer. Portanto senhores(as), sim para a Diplomaçia, porém não a essa corja que ainda se acha acima de tudo e de todos. A época da Colônia acabou. Nós podemos comprar aviões, submarinos e tudo mais de onde quiser. E PIG, pára com essa mania de bajulação com essa corja, pois o povo já está acordando.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

FHC será exilado pelo PSDB, o problema é para onde.

No meu post anterior, eu escrevi sobre a gratuidade do PIG. Agora veio mais uma gratuidade do coração do PSDB, do próprio FHC. Ele acaba de inaugurar oficialmente a tão desejada polaridade que o Governo queria, ao criticar a Ministra Dilma no assunto confiança. Olha só quem está falando em confiança. Estou imaginando a cara do Serra no seu refúgio secreto a falar: “Que merda, como já não bastasse as enchentes e a falta de água em São Paulo, agora vem este cara e joga mais lenha da fogueira”. O Serra agora tem um problemão; como não consegue calar o FHC, para onde então deve exilá-lo?. De volta para a Universidade de Princeton para dar palestras (não sei se alguém vai querer ouvi-lo), de volta para Universidade de Paris ou de volta para a Universidade de Coimbra? Que dúvida cruel. Eu vou dar uma sugestão para o Serra. É só pedir ao Lula para convidar o FHC para tomar um café no Planalto e jogar um pouco de conversa fora. Pronto; aí ele volta para higienópolis totalmente renovado, enfim um outro FHC.

Tijolaço

FHC vira cabo-eleitoral de Dilma, definitivamente
fevereiro 8th, 2010 às 15:57

Nem no mais delirante sonho a campanha de Dilma Roussef poderia contar que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fosse ajudar, como está ajudando, a eleição a se polarizar entre ele – naufragado numa enorme rejeição popular – e Lula, apoiado nos maiores índices de aprovação já alcançados em seu Governo. Mas FHC está fazendo mais que isso, está se encarregando, ele próprio, de transferir para Dilma o apoio que vem das más lembranças que traz.

Agora há pouco, em O Globo, ele leva mais água para o moinho da candidata, ao dizer que “ela não inspira confiança” e ao insinuar que não seria honesta, ao dizer que “tem que ver se a pessoa inspira confiança. Nós precisamos de gente competente e que não roube. E que inspire confiança”.

O Governo Fernando Henrique, como se sabe, foi um governo que inspirou confiança e onde ninguém roubou nada. Ou alguém seria capaz de fazer perversas suposições sobre os negócios que envolveram a privatização das estatais, o sistema financeiro, o Banco Central, nas desvalorizações cambiais…

No twitter, o Antonio_Borges me disse, outro dia: “Cara! Pedi agora mesmo que FHC não se calasse! Minhas preces foram ouvidas!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

73% x 27%: São Paulo está virando a cabeça?

Ainda é muito cedo para achar que o povo de São Paulo em geral está repensando seu voto para presidente no próximo pleito, mas não deixa de ser um dado esta enquete que veio de graça de um dos jornalões do PIG, o Estadão.

Cloaca


Um dia desses, o portal Estadão, da corporação mafiomidiática O Estado de S.Paulo, lançou uma singela enquete, com o nítido propósito de demonstrar que o Presidente Lula não está com essa bola toda na hora de transferir seu prestígio. A pergunta, curta e grossa, é:
"Você votaria no candidato do presidente Lula em 2010?"
O escrutínio virtual , surpreendentemente, já conta com mais de 40 milhões de votos.
Clique aqui para ir até lá sufragar uma das alternativas. E descubra por que o link da enquete desapareceu da página principal.
.
Atenção: caso apareça uma mensagem de erro no link da enquete, recarregue a página.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O dinheiro no mesmo bolso

A Economia ainda não mudou. As suas filhas, a especulação e a globalização ainda persistem. Vejam no meu post de 30/01/09 e no post abaixo:

Tribuna

Farsa e fraude no mundo: os falsos prejuízos bancários, mas os banqueiros (e as seguradoras) continuam pagando fortunas a eles mesmos

A frase-conceito é atribuída a Lenine, mas é rigorosamente verdadeira, dita por qualquer um: “Mais ruinoso do que ASSALTAR um banco é FUNDAR um banco”. Pronunciada há exatos 90 anos, a frase definição vem se consolidando e dominando o mundo.

Os movimentos guerrilheiros que dominaram o mundo a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, se financiavam e cresciam assaltando bancos, mas não conseguiram destruí-los. Pelo contrário, esses bancos cresceram incorporando outro setor invencível e cada vez mais lucrativo: o das seguradoras.

Esses bancos e seguradoras foram se tornando cada vez mais poderosos e pior: indispensáveis. As seguradoras não “seguram” coisa alguma, o lucro delas é cada vez maior, na medida em que reembolsam cada vez menos, ou quase nada.

Seguradoras, praticamente ligadas a bancos, se refugiam na burocracia e no que chamam de “franquia”, que é a forma de não bancarem nada, para eles tudo é lucro. Há tempos, um poderoso dono de seguradora, me dizia, num rasgo de sinceridade: “Helio, não devia te dizer isso, mas em matéria de automóvel, só vale o seguro que protege conta roubo ou perda total. O resto é desperdício de dinheiro”.

A poderosa AIG, tida como a maior seguradora do mundo, (junto com a Prudential) apresentou prejuízos fantásticos, praticamente inacreditáveis. Mas era e continua sendo farsa, fraude, fantasia para enganar pessoas físicas obrigadas a fazerem seguros. E até governos, (como o dos Estados Unidos) que “sensibilizados” com esses alegados prejuízos, despejaram fortunas para “salvá-las”.

Junto com essas seguradoras estão os bancos. Sempre ligadíssimos, (os gerentes de bancos são os maiores vendedores de seguros, pura intimidação e até chantagem), é impossível garantir quem ganha mais alegando prejuízos.

Os bancos no mundo inteiro, mantêm uma rivalidade destruidora para ver quem lucra mais. (Aqui no Brasil, Bradesco e Itaú estão sempre na frente de todos, os lucros ficam na casa dos bilhões. E o resto do mercado é dividido por multinacionais, que vieram para cá sem dinheiro, exatamente como a indústria automobilística, “tomaram” os bancos estatais, quando precisavam, recorriam ao BNDES. E este, “investia” o dinheiro do cidadão, nessas fábricas de exploração).

Esses bancos potências apresentaram prejuízos inimagináveis, mas seus diretores não mudaram o mínimo no padrão de vida, continuam recebendo fabulosas bonificações de fim de ano. E até durante o ano. E o governo Bush contribuiu para SALVÁ-LOS, com a primeira doação de 700 BILHÕES DE DÓLARES. Agora, descobriram o que consideravam impossível: desvio desses recursos.

Era a coisa mais previsível: não existe um só país no mundo que distribua graciosamente 700 BILHÕES DE DÓLARES sem que haja intervenção da corrupção. Esta não é privacidade apenas no Brasil, domina o mundo inteiro.

Agora, economistas, consultores e especialistas (?) garantem: “Até o fim de 2010, os bancos precisarão de mais 4 TRILHÕES DE DÓLARES para cobrir prejuízos. Esses “prejuízos” serão cobertos, lógico, com o dinheiro do contribuinte.

No início da chamada crise financeira, fiz uma afirmação e duas perguntas. 1 – Essa crise FINANCEIRA, será transformada em crise ECONÔMICA, sem dúvida. 2 – De onde vem tanto dinheiro? 3 – Para onde vai tanto dinheiro? Todos sabem as respostas, ninguém se interessa. A crise está longe, bem longe de apontar para uma solução.

Apesar dos governos devastarem as reservas (principalmente na Europa e nos EUA) o mundo não terá socialismo. O capitalismo é invencível, Marx já havia localizado e ensinado: “A eternidade do capitalismo é a fome do trabalhador”.

* * *

PS – Em todos esses acontecimentos, o surpreendente, mas surpresa das grandes, é a desvalorização do dinheiro, qualquer que seja o nome da moeda.

PS2 – A minha geração aprendeu e viveu com o MILHÃO. As gerações seguintes conviveram com o BILHÃO. Agora, o mais comum e rotineiro é o TRILHÃO. O milhão é coisa pré-histórica, o bilhão ficou no passado, quem citar outro valor que não seja o trilhão, estará ultrapassado.

PS3 – A melhor prova disso tudo: Lula, triunfante, afirmando, “estamos emprestando 10 BILHÕES ao FMI”. Esse mesmo FMI amaldiçoado, na verdade, não tanto quanto o CONSENSO DE WASHINGTON.

PS4 – Com ar triunfante, Obama retumba: “Vamos aumentar os impostos dos RICOS, PESSOAS FÍSICAS E EMPRESAS JURÍDICAS EM QUASE 2 TRILHÕES”. Pelo menos isso. Mas os 16 TRILHÕES “emprestados” a esses mesmos grupos, onde estão?

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Blair, assessor do Rio nas Olimpíadas? O que é isso governador?

Depois de todas aquelas disputas e comemorações em que finalmente brindaram o nosso Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, agora vem um notícia que ofusca e parece jogar tudo isso no lixo: O Tony Blair, aquele Senhor da Guerra que junto com o Bush ajudou a destruir o Iraque, será o assessor do Governo do Rio de Janeiro nas Olimpíadas. Não vou nem olhar no Wikipédia o que é o sentido de uma Olimpíada, mas na minha humilde visão, no mínimo, é um daqueles utópicos momentos onde todas as Nações se encontram e pacificamente realizam e disputam jogos entre si num misto de torcida e festa. Aí vem o nosso Governador Sérgio Cabral, assessorado por sei lá quem, jogou fora simplesmente o que este cidadão inglês fez e o convida para ser o assessor desta cidade maravilhosa, num país como o Brasil que é símbolo pacífico de tolerância de todos os povos e raças. Não governador, somos contra essa idéia absurda que tirará nosso Brasil da neutralidade que tanto nos custou e nos custa ainda. Portanto que este Senhor da Guerra, fique na Inglaterra. O rio não precisa disso e nem passar por essa vergonha.

Tijolaço

Paulo Coelho: Blair, o Rio dispensa criminosos de guerra
domingo, 31 janeiro, 2010 às 21:47

A inteligência carioca anda muito acomodada. Mas, ainda bem partiu de um carioca do Humaitá conhecido no mundo inteiro, a melhor reação a este escárnio que é a contratação de Tony Blair como assessor do Governo do Rio de Janeiro . Paulo Coelho, com a força dos mais de 258 mil de seguidores no Twitter, lançou ali um protesto contra esta ação absurda do Governador Sérgio Cabral, contra a qual tive oportunidade de postar ontem no blog.

Em matéria publicada no Globo Online, hoje, Coelho diz que sentiu vergonha e decepção ao ver a camisa 10 (da seleção brasileira) sendo entregue a ” um criminoso de guerra”.

No seu twitter, ele pergunta: “Estamos pagando Tony Blair para assessor de Rio 2016? Um irresponsável que declarou uma guerra ilegal? O que é isso, governador?”. Em outra, afirma: “Estive em Copenhague (na escolha do Rio como sede olímpica) pelos atletas, não por assassinos”, se referindo ao político britânico.

Fiquei satisfeito de ver que Coelho, que conhece muito mais o dia-a-dia europeu do que eu, concorda com o que tinha dito em meu post: “todos os políticos se envolveram nas campanhas de seus países, isso é normal. Mas a organização do evento deve ser atribuída ao prefeito de Londres, não a ele (Blair).

Contra o Bush de Blair, viva o mago brasileiro!