sábado, 28 de fevereiro de 2009

Benefícios da Globalização?

Alguém saberia dizer quais foram os benefícios da globalização? Acho que só no bolso dos especuladores, principalmente aqueles das pirâmides. Eis um novo termo: Especulador Piramidal. Veja o texto abaixo.

Satisfação

Alberto Luiz Fonseca
De Sidney, Austrália

Nós, seres humanos, gostamos mesmo é de estórias, né? Mesmo que seja estória pra boi dormir. Vejamos então o que está em voga no cenário internacional hoje em dia.

Em primeiro lugar, estamos todos esperando que a turma do Obama entre em ação, certo? Parece que promete.

Vocês viram que a Hillary Clinton, nova Secretária de Estado (cargo equivalente ao de Ministra das Relações Exteriores para nós) dos Estados Unidos, em sua primeira viagem internacional, foi visitar a Ásia, sobretudo China e Indonésia? Foi.

Ah, China, todo mundo sabe o porquê. Mas, e a Indonésia? Bom, começa pelo fato de ser a maior nação islâmica do mundo, modelo de democracia islâmica, além de ser a maior economia do sudeste asiático.

Depois, a sede da organização regional ASEAN (que é como se fosse o Mercosul do sudeste asiático) fica em Jacarta, capital da Indonésia. E a presença do Presidente Obama na cúpula da ASEAN - que ocorre na Tailândia neste fim-de-semana - está confirmada!

Não por acaso, alguns especialistas indicam que a primeira região a sair da recessão global será exatamente essa. Fica, portanto, a lição: não nos esqueçamos da Ásia.

E o mais? Bem, temos aí pela frente a já famosa Cúpula do G-20, em Londres, dia 2 de abril. Rumo ao chamado novo "Global Deal". Vamos acertar ações coletivas dos países para enfrentar a recessão global e o aperto de crédito.

Em Londres, no dia 2 de abril de 2009, fiquem de olho no que vai sair dali. Nome pomposo o evento já tem: "The London Summit on Stability, Growth and Jobs".

Delicioso, para mim, está sendo ouvir certos intelectuais e políticos falando na imprensa internacional do risco de "desglobalização" do mundo.

Leitor, leitora, no churrasco do fim de semana, com seus colegas de faculdade, seus amigos do trabalho, usem o termo. Pode ser até "desglobalization", em inglês, para ficar mais chique. Esse é o termo do momento.

O que significa? Bem...

Parece que os mesmos intelectuais de plantão querem agora que haja cooperação internacional para preservar os "benefícios" da Globalização. Uai, (desculpe mas aqui tenho de ser mineiro na expressão), o vilão não era exatamente a Globalização? Não entendo nada. Às vezes, é isso mesmo. É pra não entender.

Os famosos "formadores de opinião" são assim mesmo: querem que você esqueça algumas coisa, lembre-se só de outras.

Já leram "1984", do George Orwell? No livro, o membro do Partido chefiado por Big Brother que quiser ter sucesso na carreira tem de esquecer as coisas todas que, mesmo tendo acontecido de verdade (há poucos dias), contradizem a mentira que o Partido está contando hoje. Ele então deve acreditar nessa mentira, como se fosse a verdade.

Com isso, dentro da cabeça do bom partidário, a verdade se "renova" toda semana. Vão, eles todos, como carneirinhos, acreditando no que o partido divulga. Ah, claro, quem se lembra de um fato que contradiz o partido é um traidor da causa.

No mundo real, nosso, há coisa parecida, garanto-lhes que há. Mais sutil, mas com resultado não menos eficaz. Vejam, por exemplo, o seguinte: quando sobe o preço do barril de petróleo, sobe o preço da gasolina na bomba.

"Muito justificado!" Dizem, no jornal noturno (em rede de TV nacional) as assessorias de imprensa da Petrobrás, do sindicato dos petroleiros, dos distribuidores de picolé, dos posto-de-gasolinistas e outros.

Depois, engraçado... quando baixa o preço do barril de petróleo, o preço da gasolina na bomba NÃO baixa. E niguém explica nada no jornal-noturno-da-TV-em-rede-nacional. Simplesmente não se discute o assunto. Esquecemos. Dá-lhe, George Orwell. Um visionário, escrevendo seu livro em 1948. Vocês não acham?

Outro novo conto da carochinha, que está aí para quem quiser ler nos grandes jornais mundiais, "The New York Times, "The Times" e outros, é o seguinte. Agora, nós vamos fazer a "reformulação" do sistema financeiro internacional. Haverá um novo FMI, novo Banco Mundial etc.

Ah, sim, mais outra. A moda agora é "mais governo".

Parece criança brincando, não parece, caro leitor, cara leitora? Até outro dia, o brinquedo era de "menos governo". Governos são maus administradores, gastam mal o dinheiro público, a iniciativa privada é muito mais eficiente, blá, blá, blá.

Agora, mudou. Governos são responsáveis, cuidam do bem estar de todos, enquanto empresas, bancos e seus executivos só querem saber de "levar o seu".

Além disso,como estes últimos ficaram muito "desregulados" na brincadeira anterior, agora o mundo está sofrendo. Solução: acabou essa brincadeirinha. Vamos brincar de novo, mas com novas regras.

Enquanto isso, num giro pelo mundo real... Há poucos dias, dois submarinos com propulsão nuclear e armados com míssies nucleares, o "Triomphant", da França, e o "Vanguard" britânico (gostaram dos nomes, super-chans, não acham?), durante seus passeios subaquáticos.... colidiram em pleno Oceano Atlântico!

É verdade. Poderia ter começado a 3ª Guerra Mundial - e ninguém nem notou. Vejam que a notinha da Agência Reuters sobre o acidente saiu em vários jornais pelo mundo afora.

Mas, não com muito destaque, claro. Inglaterra e França são do time dos "bonzinhos", ninguém vai fazer estardalhaço, certo?

Ora, como se sabe, o princípio do sistema internacional para o desarmamento nuclear é assim: quem já tem bomba nuclear fica com ela (esses são os "bonzinhos"); quem não tem, não pode desenvolver (esses são os "malvados").

E o Presidente Omar Al-Bashir...quem!? Omar Al-Bashir, Presidente do Sudão. Continua aprontado das suas. E a pirataria na costa da Somália aumentou assustadoramente em 2008. E os direitos humanos na ex-Birmânia em Miyanmar?

Será que só vamos prestar atenção nessas coisas todas quando o Jorge Benjor fizer uma música sobre elas?...

(PS: gosto muito do Benjor, viu? Sou fã.)

Ato público contra a Folha de São Paulo

Como indignação à Ditabranda, seguindo a orientação do Eduardo Guimarães do site Cidadania.Com, está marcada uma manifestação contra a FolhaSP no próximo dia 07/03 a partir das 10:00 hs, na Alameda Barão de Limeira, 425 - Santa Cecília, São Paulo - SP, 01202-001. Apesar de estar no Rio de Janeiro, eu deverei estar lá sim, pois sou favorável ao maior número de pessoas nesta manifestação, justamente pelo motivo que escrevi no meu post anterior.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A Ditabranda - um tiro no peito

Mais uma vez o PIG, representado pelo seu patrão-mor, a FolhaSP, desta vez não deu um tiro no pé, mas no peito mesmo. Eu, especialmente posso dizer que fui afetado no texto de 17/02/09 do Sérgio Malbergier, editor do caderno Dinheiro da FolhaSP, senão vejamos. Meu pai foi perseguido pela ditadura. Nós, naquela época, morávamos em Maceió-AL, e meu pai que se intitulava simpatizante do Comunismo, se reunia clandestinamente nos arredores da cidade. Às vezes ele tinha que fugir para não ser pego e ter que delatar seus amigos e ficava dias e até semanas fora. Só não passávamos fome porque minha mãe é costureira, o que ajudava nas despesas de casa durante sua ausência. Mas, o que mais me deixa estarrecido com tudo isso, pelo menos na minha cabeça, é que começo a enxergar nisso tudo um novo ciclo de golpismo na América Latina. Pelo que sei, naquela época, tudo aquilo foi articulado, pago e enfiado nas gargantas da direita pelo E.U.A, tendo como pano de fundo o "mêdo" da expansão do Comunismo no Cone Sul. Isto foi uma desculpa para poder controlar, dominiar e colonizar nossa América Latina a custa de milhares de mortes de pessoas que discordavam e lutavam contra a dominação mentirosa americana. Então! se isso fôr um novo ciclo, quem ou quais instituições estão por trás de tudo isso? Será que é a direita brasileira sozinha? ou estamos vendo o mesmo ciclo se repetindo com nova roupagem? Afinal estamos assistindo a águia com as asas quebradas em queda, ou seja, os E.U.A quebrados. Basta ver que eles estão por trás dos problemas na Venezuela e da Bolívia e isso já foi amplamente divulgado. Então, nobres cara-pálidas do Brasil, temos uma escolha, diante deste texto infeliz da Folha: se ficarmos quietos e calados e nada acontecer, tudo cotinua normal, só que a ditaPIG irá começar a acreditar e a realizar o golpe de direita, se possível começando pela destituição do Presidente Lula, eleito democraticamente nas urnas, porém se fizermos alguma coisa, pelo menos um ato público contra a FolhaSP, poderemos quem sabe, dar um freio a essas pretensões golpistas que acreditei tivessem um dia sido sepultadas.

Ainda voltarei a escrever sobre o assunto, outras vezes.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A nova culpa do Lula: a corrupção no PMDB

Mais uma culpa atribuída ao presidente Lula: a corrupção generalizada do PMDB. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), veio com esse "furo", onde durou muito pouco para se perceber qual era a real intenção deste senador, ou seja, ele queria ser expulso do partido para poder compor uma chapa como vice do Serra. Quer dizer então que na época do F.H.C, onde este partido era parte da base de seu governo, o PMDB não era corrupto? Só agora que ele descobriu isso? Antes acusavam o Lula de querer governar somente com o PT, ou seja, acusavam o Lula de querer uma hegemonia partidária governista e ao mesmo tempo ser autoritário em não querer compor com nenhum partido, agora quando fez suas composições, e o PMDB não poderia ficar de fora, querem por a culpa no Lula pela corrupção do PMDB. Portanto, se o senador Jarbas Vasconcelos acusa o PMDB de ser corrupto, que traga os nomes e as provas para que o Ministério Público possa atuar. De resto, tudo isso é apenas mais uma grande palhaçada pigmidiática em seu desespero final para ver se atinge o Lula.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Um novo Iraque- parte2

Não foi tão difícil de prever, nos meus posts de janeiro com os títulos "Um novo Iraque - parte1" e "CNN manda acabar a guerra". A indústria da Guerra aprova um empréstimo de U$ 900 milhões para reconstruir Gaza. A ONU foi escolhida para fazer este gerenciamento. Parece que é só para isso que a ONU serve. Quem levará a "boa" notícia para a região é nada mais nada menos que a nova secretária de estado, Hillary Clinton. Ainda falta o congresso americano aprovar. Também não será difícil prever que será aprovado. Olha só como são as táticas dessa indústria. Munidos de pranchetas nas mãos, como num jogo de xadrez, eles pensam como será detonada a crise entre 02 países, desses 02 eles escolhem 01 para ajudar. A CNN vai até o local e pede um tempo para poder instalar seus equipamentos para o grande Show. Um deles dispara um míssil contra o outro; pronto, está inventada a guerra. A ONU tenta intervir, mas não tem como, pois o show já começou. Os donos das empreiteiras e das fábricas de armas esfregam as mãos, pois o lucro é certo. A secretária de Estado, falo secretária porque ultimamente é sempre mulher que ocupa este cargo, pois a presença feminima torna menos tenso quando chega o momento das condolências e acenar com alguma ajuda. No meio da guerra, para dizer que não se faz nada ela telefona para o Papa, que com a mídia presente protesta contra o conflito. Quando acaba a guerra ela se prepara para a grande viagem levando a "boa" notícia que haverá alguma ajuda para reconstruir a cidade. Aí tudo volta ao normal, menos para os homens das pranchetas, que já pensam em novos conflitos. Afinal a industria não pode parar.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

A tresloucada epopéia de Serra

O recente índice de popularidade do Lula e também a crise, parecem estar fazendo um verdadeiro estrago na tresloucada epopéia de Serra para a presidência. Com o PIG ainda na mão, às vezes parece querer escorregar-lhe, ele a todo momento tem que mudar, inventar, tripudiar, imitar, pegar carona, etc. em suas táticas. Veja o texto abaixo do site do Luiz Nassif.

A perda de rumo de Serra

Por weden

Pois é Nassif,

A Folha e a Veja vão jogando Serra numa sinuca.

Vamos chamar isso de “A opção mercadológica de Serra”

Vislumbro problemas muito sérios para José Serra se ele insistir em se apoiar neste jornalismo de alcova. E, para falar a verdade, nem sei se há mais retorno. Esta iniciativa ventríloqua de usar Jarbas Vasconcelos, o amigo de Orestes Quércia, para fazer a já tão saturada campanha moralista mostra a grande desorientação em que se encontra José Serra neste momento.

Definitivamente a revista Veja e Folha de São Paulo não são boas companhias para ele. Mas parece que ele, Serra, não percebeu o risco que corre.A desenvoltura com que Lula assumiu sozinho as bandeiras das esquerdas, e ainda de lambuja conduziu o país sob uma perspectiva liberal, na economia, deixou a oposição em maus lençóis.

Ela não é reconhecida sequer como algo a ser levado a sério pelo espectro de esquerda. Pergunte a um esquerdista se ele gosta de Lula e ele poderá até fazer duras críticas ao presidente petista. Mas pergunte depois se ele compactua com os oposicionistas e ele o responderá mal e ofendido.

Mas estamos falando de uma oposição pouco hábil, moralista, preconceituosa, com um histórico ruim.

Esperava-se de José Serra que fosse um político um pouco mais habilidoso. Sobressaísse entre os seus pares.

Alguém que pudesse ir gradativamente sinalizando um diálogo com as esquerdas – o que não o impediria, evidentemente, de ser o candidato das direitas (o plural é o reconhecimento da heterogeneidade das abas ideológicas).

Mas não. Serra teme perder o apoio de um lado, se avançar o sinal. Está refém do que existe de mais reacionário no país. Em vez de transitar entre as faixas progressistas das duas “asas” ideológicas, prefere apoiar lançamentos de livros de neocons, fazer política de alcova com o suporte da Folha e da Veja, destruir seus últimos laços com todo o progressivismo do país.

Eis a sinuca: Aécio já percebeu a estupidez do governador paulista. È nesta zona cinza entre Dilma e Serra, que ele está buscando o seu nicho.

Conseguiu praticamente a garantia de realização das prévias (negar a ele este direito seria jogar Minas inteira contra Serra) e agora como um amigo-urso convida o correligionário a andar pelo país. Serra não pode dizer que sim. Nem pode dizer que não.

Não pode negar, porque isto mostraria arrogância ou temor – qualidades absolutamente negativas em alguém que quer ser presidente. Não pode dizer que sim, porque simplesmente assumiria, ironicamente, o papel de cabo eleitoral de Aécio (o governador mineiro pegaria caronas na projeção midiática da caravana serrista).

Mas o maior risco de Serra está justamente naquilo que ele tem de maior: o apoio funesto das tendências neocons da Folha e da Veja. Estes dois veículos vivem reverberando teses reacionárias (o “Caso Ditabranda” foi a última estripulia folhesca). Ao mesmo tempo em que são identificados pelo público como serristas.

Daqui para frente, Aécio se mostrará um candidato mais à esquerda; não tanto quanto Dilma, evidentemente, mas será percebido como um candidato que nunca desdenhou do eleitor lulista – como o fizeram a Veja e a Folha - e nem abriu um hiato insuperável com aquela banda ideológica – como fazem diariamente a Folha e a Veja.

Serra fez muito mal em se apoiar em Veja e Folha – elas encontraram razões estúpidas, mas mercadológicas, no que fizeram: a opção pela murdoquização de um lado, a perda de leitores críticos para a web do outro.

Mas Serra não deveria ter caído nesta. Nem está sabendo jogar policamente - não me venham com objeções baseadas em pesquisas: isso se consome como algodão doce ao vento.

Mal assessorado, teimoso ou simplesmente medroso, ele não poderia ter feito (nem continuar fazendo) opções estritamente mercadológicas – quanto mais, estúpidas.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Bons Dias Sra. Presidente


Este epsódio, com uma frase infeliz onde mostra a foto da Marta Suplicy e a Ministra Dilma no Blog do Josias, este sujeito colunista da FolhaSP, foi mais um tiro no pé do PIG e o PIG irá cobrar isso dele, e, nós, blogueiros do outro lado, cobraremos muito mais, mas por motivos diferentes. Os nossos motivos serão pela grande falta de respeito com essas duas mulheres modelos de caráter, personalidade e comprometimento para com o Brasil. O deles é o tal tiro no pé. Por que tiro no pé? Porque o povo saberá cobrar essa falta de respeito nas urnas. Sra. Ministra Dilma Rousseff, apesar deste humilde blogueiro ser a favor da terceiro mandato do Presidente Lula, já a vejo vitoriosa para o próximo pleito presidencial, pois tudo indica, até o momento, que o Lula não quer se submeter a tal propósito. O PIG já deu o 1º tiro no pé, que foi o de publicar a todo o momento que o Brasil iria quebrar e deu-se conta que quebraria junto acordando a tempo. O 2º tiro no pé foi exatamente essa foto acima. E tem mais um no bolso do colete: no passado, na CPI dos Cartões onde você nocauteou o Senador José Agripino Maia. Somente esses dois eventos, a foto acima e o vídeo do Senador José Agripino Maia sendo nocauteado por você e mostrados durante o horário político já basta, portanto, bons dias Sra. Presidente.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Cenários

Recebi de um amigo este arquivo em excel e tentei melhorá-lo transformando em pdf. Achei muito interessante e vai ajudar muitos de nós e perceber a evolução de todo esse processo político principalmente a partir de 1.979 na coluna que entitulei "Acontecimento4". É uma matéria muito boa para todos nós cidadãos, partidos, sindicatos, sociedade civil e que se acham como parte deste processo. Eu diria que estamos passando por uma espécie de Populocracia, onde mais a frente defenderei esta idéia. Por enquanto vamos nos ater aos Cenários. Click na foto abaixo para ampliá-la.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

BRASIL - Lição 1: O PAC e Bolsa Família

Enquanto o mundo lá fora busca freneticamente uma solução para esta crise, que não sairá do caído deus Mercado, o Brasil já colhe os frutos de pelo menos duas soluções desde o início do Governo Lula; o PAC e o Bolsa Família. É Claro que no início o deus Mercado ainda reinava absoluto e mundo lá fora achava isto um grande paternalismo, pois era tudo o que a Globalização mais detestava. Porém vemos que essa lição n°1 está dando certo e pode servir de modelo para outros países e acredito que vai. A princípio o caído 1° mundo vai rejeitar, pois ainda está passando por essa enorme ressaca que a bagaceira do deus Mercado deixou. Só sei, e não importa quem foi, que essa lição veio para ficar. Se foi o Lula, se foi a Dilma, se foi este ou aquele, não importa. O que importa é que essa lição saiu daqui, é uma lição doméstica. Não se precisou importar lição de catedrático ou de algum PHD em Harvard; ela saiu daqui. Dando uma olhada no site do Cidadania você verá um estudo do professor da FGV Marcelo Cortes Neri onde esta lição é cotemplada como um novo "New Deal" comparando com este modelo aplicado nos E.U.A na época do presidente Franklin D. Roosevelt implementado entre 1933 e 1937. Está na hora de o governo juntar numa mesa pessoas dispostas a continuar e daí partir para lição 2, lição 3,...lição n. Mas, se partipar alguns catedráticos urbanos é bom também que participe índios, caipiras, caiçaras, quirombolas, religiosos, filósofos, etç, pois esso nosso Brasil é muito grande como grande serão as soluções.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Brasil + Imprensa responsável = BRASIL

Talvez não precise explicar a equação acima, porém vou tecer alguns comentários sobre esse novo sentimento nacionalista que recetemente me acomete. Embora a palavra nacionalista no passado não muito distante, confudia-se com violência, guerras, invasões, etc, ou seja, muita gente mal intencionada justificava toda essa sorte de malefícios em nome do nacionalismo. Não, não é esse nacionalismo ao qual eu me refiro; é um nacionalismo de viver numa Nação em amadurecimento constante. É um nacionalismo isento, neutro nem tanto, pois meu sangue ferve quando eu vejo ainda muita discriminação com o nosso país, com o nosso presidente Lula, com nosso povo. E, ainda para ajudar temos uma elite, talves mais ao sul/sudeste, com honrosas exceções e também uma imprensa flagrantemente ( o PIG) de mãos dadas com essa elite, ambas jogando contra o Brasil. O Brasil está em 3 x 1, ou seja, o caído 1º mundo + o PIG + a elite contra o Lula e seu governo, porém este 1 está mais forte e não se deixa abater. O BRASIL com letras garrafais, se tivesse um imprensa livre e séria, seria talvez uma nação maior ainda do que é, seria uma grande nação e, tenho dito, será a grande nação. Por enquanto é apenas o Brasil. Mas já temos uma imprensa livre e séria, ela se encontra na Internet e na Blogsfera, e a grande maioria dos blogueiros e sites sérios estão compremetidos com isso. A equação acima não funciona para os países do caido 1º mundo, mas funcionaria no caso do Brasil.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

O Racha do PIG

Já há sinais que o PIG está dividido, se é que podemos incluir por exemplo o SBT e a Record no PIG. O epsódio motivador disto foi a notícia do recorde de popularidade do Lula, que se não me engano ultrapassou o de todos os ex-presidentes, onde o Globo desta vez não noticiou; provavelmente decepcionada, afinal onde já se viu um metalúrgico surgido das cinzas ultrapassar ex-presidentes catedráticos, doutores, PHD em Harvard, sangue de linhagem nobre, bonitos, falando 05 linguas, imortais, etc; e na contramão disto o SBT estampa uma propaganda do governo na revista Veja. Quando a Record lançou o seu canal de notícias em U.H.F com a presença do Lula houve muita ciumeira da Globo e agora então com SBT vindo com essa a Globo deve estar puxando os cabelos. Será que o Silvio Santos sacou isso antes, afinal ele não é nada fraco em sacadas. Já imaginaram se o Silvio se juntar com o Bispo fazendo o contraponto do PIG? ou isso já é uma sacada do Lula? Hoje a Miriam Leitão, a rainha do apocalipse, previu na viarada do ano um milhão de desempregados no Brasil e agora aumentou para um milhão e meio. Vamos anotar isso no caderno, pois eu acredito que isso não vai acontecer.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A insistente (dis)solução da Globalização

A Globalização ainda teima em achar que as soluções da crise sairão, como num passe de mágica, dela própria. Ela ainda acha que tem vida. Ela, por enquanto, ainda está na UTI respirando por aparelhos, mas a maioria de seus mantenedores já não acredita mais nisso. Fatos: o Obama não pára de se decepcionar com o passado suspeito de seus auxiliares, tendo que se conformar com suas renúncias. Suspeito justamente em áreas expeculativas ou algo pior, sem falar na ajuda trilionária a bancos e empresas. Outra coisa é a queda acentuada para próximo de zero dos juros da maioria dos países de caído 1º mundo que não está resultando em quase nada, e por fim, o trabalhador, é este que paga sempre a conta. Aqui no Brasil já vemos sinais de que muitas empresas estão pegando carona na crise, justamente para ver se conseguem baixar o salário ou mexer nos direitos dos trabalhadores. Essas são as "soluções paliativas" do ex-deus mercado e um de seus representantes disso, no Brasil, está na frente nas pesquisas para presidente da República. Ah, tem mais, como eu e alguns previram; o Madoff fez escola, e cada uma das mais criativas e sofisticadas. Saiu uma notícia do Japão que um empresário do ramo de móveis fez a mesma pirâmide nos moldes de Madoff e até criou uma moeda paralela. Vamos aguardar mais um pouco que breve teremos outros notáveis alunos.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O Impeachment de Serra

Reproduzo abaixo o texto do Blog Os Amigos do Presidente Lula, sobre a possibilidade da existência de um mensalão do Serra.

"Exclusivo: O Mensalão de Serra na SABESP - Parte 1

A SABESP é a maior estatal paulista, empresa estadual de água e esgoto do Estado de São Paulo, sob comando do governador José Serra.

Ela presta serviço público essencial, com a missão de levar água e recolher e tratar o esgoto dos domicílios do Estado de São Paulo.

Onde atua tem o monopólio, sob forma de área de concessão. Por isso não disputa mercado, e não precisa fazer propaganda como se vendesse refrigerante.

Mas fez uma escandalosa propaganda na TV, e com tamanho desprezo pelo dinheiro do contribuinte paulista, que sequer restringiu a propaganda à retransmissoras regionais do Estado de São Paulo, sua área de concessão.

Fez propaganda nacional para o Brasil inteiro, não só da própria SABESP, mas também do Governo do Estado de São Paulo.

O telespectador do Amapá que consome água da CAESA (Companhia de Água e Esgoto do Amapá) e está completamente fora da área de concessão da SABESP, assistiu propaganda da empresa paulista.

O do Rio de Janeiro que é atendido pela CEDAE assistiu propaganda da SABESP, e o caso despertou a atenção do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) como possível propaganda antecipada de José Serra às eleições de 2010. Como Serra ainda não é oficialmente candidato à presidência em 2010, o TRE-RJ ainda não pode abrir processo por um crime eleitoral que ainda não foi consumado.

Mas o Ministério Público Estadual de São Paulo precisa defender o cidadão paulista e mover ação contra a diretoria da SABESP e o governador, não por crime eleitoral que ainda não se consumou, mas pelo menos por improbidade administrativa.

Se o Ministério Público Estadual de São Paulo se empenhar, pode ncontrar coisas piores, pois há fortes indícios de outros crimes mais graves, como financiamento fraudulento de campanhas, desvio de verbas, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, etc.

Há fortes indícios da SABESP de Serra, hoje, estar repetindo em São Paulo, o que fez a CEMIG de Eduardo Azeredo em Minas Gerais, com o mensalão tucano.

Exclusivo: O mensalão de Serra na SABESP - Parte 2

A propaganda da SABESP e do governo do Estado de São Paulo no Brasil todo, tem todas as características de não ser apenas propaganda eleitoral de Serra.

Exala forte cheiro de corrupção nos moldes do mensalão tucano feito em Minas Gerais por Eduardo Azeredo com as agências de publicidade de Marcos Valério.

Há claros indícios de operações de financiamento antecipado de campanhas eleitorais e compra de apoios políticos, usando estatais para injetar dinheiro, e financiamento de veículos de comunicação para ter um noticiário favorável.

A operação é velha conhecida dos meios políticos, sendo o caso mais vistoso o de Marcos Valério. A SABESP está com todas as características de estar sendo usada pelos tucanos paulistas de Serra, da mesma forma que Eduardo Azeredo usou a CEMIG em Minas Gerais.

Oficialmente a SABESP paga para fazer propaganda da empresa, irrigando agências de publicidade e marketeiros com verbas.

Nos bastidores, os valores são combinados com as agências de publicidade, de forma a fechar um pacote, que inclui os serviços dos marketeiros para a próxima campanha eleitoral, repasse de dinheiro para caixinhas de campanhas de outros candidatos e coisas do gênero.

Contabilmente, nas aparências, ficaria tudo dentro da lei, mas nos bastidores pode haver um monstruoso esquema de corrupção, desviando dinheiro público de estatais para financiar campanhas, empresas privadas de mídia e comunicação, pagamento a institutos de pesquisa de opinião, e todo o staff que faz serviços em torno das campanhas eleitorais, inclusive com enriquecimento ilícito daqueles que desviam dinheiro da campanha, que já havia sido desviado de estatais, para o próprio bolso.

Tudo isso poderia ser mera suspeita infundada, mas os indícios de mau cheiro de esgoto exalado na SABESP, aumenta à medida que conhecemos em detalhes quem está envolvido, na parte 3.

Exclusivo: O mensalão de Serra na SABESP - Parte 3


Em 1998, o então governador tucano de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, usou a CEMIG e outros órgãos do estado de Minas Gerais para patrocinar eventos através de empresas e agências de publicidade de Marcos Valério, como SMP&B e DNA propaganda, com o objetivo de desviar verbas das estatais para financiar campanhas políticas, conforme denúncia do Procurador Geral da República, no episódio que ficou conhecido como mensalão tucano.

Hoje, a escandalosa propagadanda da SABESP em rede nacional é feita pela agência Nova S/B, que também atende a Prefeitura de São Paulo de Gilberto Taxab, e a CDHU também do governo Serra.


Assim como Marcos Valério era um dos donos da SMP&B, quem é dono da Nova S/B é José Roberto Vieira da Costa, conhecido como Bob pelos colegas.


Assim como Marcos Valério, Bob é adepto da discrição. Assim como Marcos Valério, Bob também não é publicitário por formação, e sim administrador de empresas.

Bob não é um empresário de publicidade qualquer. É parceiro dos tucanos desde a primeira geração.

Em 2002 foi ministro de FHC, para o cargo de secretário de Comunicação (com status de Ministro), cuja tarefa principal era a de exibir a melhor imagem do governo federal. Não é preciso lembrar que 2002 foi o ano em que Serra foi candidato à presidente pelos tucanos.

E de onde veio Bob antes de assumir toda a área de comunicação do governo federal em 2002? Do Ministério da Saúde, comandado por José Serra.

Em 1997 Bob foi levado de São Paulo para Brasília por ninguém menos do que o "trator" Sérgio Motta, o ministro articulador todo poderoso, a eminência parda de FHC.

A tarefa encomendada por Motta à Bob era a revitalização do setor de comunicação do Ministério da Saúde, logo após a saída do cirurgião Adib Jatene, quando Carlos Albuquerque absorvia o desgate da demissão de Jatene, e esquentava a cadeira do ministério para José Serra assumir no ano seguinte, sem sofrer maiores desgastes.

Serra assumiu o Ministério da Saúde e manteve Bob à frente da área de comunicação do Ministério, em linha direta com as editorias do PIG e com as agências de publicidade.

Nessa época Bob costumava emplacar manchetes nos jornais e TVs, como se Serra fosse o melhor Ministro da Saúde do mundo, apesar da explosão de epidemias, como dengue, aumento de casos de febre amarela, e piora em diversos outros indicadores. Isso, sem falar que era a época em que os irmãos Vedoin atuavam livremente no caso sanguessuga, e da grossa corrupção que corria solta no ministério de Serra em contratos com hemoderivados, descoberta depois através da operação vampiro. Temos que reconhecer a "competência" de Bob na assessoria de imprensa, pois o PIG fechava os olhos a tudo isso.

No fim de 2001, Serra e FHC promoveram Bob ao posto que era de Andrea Matarazzo, já desgastado no cargo por denúncias.

Bob era tão serrista, que sua nomeação provocou protestos em outros tucanos (clique aqui para lembrar o caso), como Tasso Jereissati que também almejava disputar a presidência pelos tucanos, no lugar de Serra.

Em 2002, durante a campanha eleitoral, quando Serra estava ameaçado de ficar fora do segundo turno, polarizado entre Lula e Ciro Gomes, Bob licenciou-se do governo, para assumir a coordenação de comunicação da campanha de Serra.

Bob tem todo um histórico de serviços prestados ao lado de Serra.

Ele pode tornar-se sócio de uma agência de publicidade privada.

Essa agência ganhar a conta da SABESP quando Serra é governador, já é esquisito, mas ainda daria para engolir, dentro da legalidade e das prerrogativas do governo paulista, mesmo que a moralidade seja pra lá de duvidosa.

Mas, quando aparece uma campanha da SABESP na TV em rede nacional, sem qualquer sentido de atender ao interesse público dos paulistas, nem ao interesse comercial da empresa, aí já é demais.

O Ministério Público Estadual de São Paulo tem obrigação cívica e moral de abrir procedimento para investigar a fundo o que há por trás disso tudo, porque os indícios são fortes demais para serem ignorados. "

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A Ascenção do Lula e o Impeachment do Serra.

Hoje: duas notínicias; ambas boas. É que saiu mais um resultado na mídia onde se confirmou um aumento da aprovação do presidente Lula, onde subiu para 84%. Esta é a primeira boa notícia, e a outra boa notícia saiu no site do PHA: "Sabesp é investigada no Rio e tenta comprar jornalistas de SP". Daí então temos uma ascenção cada vez maior do nosso presidente Lula de um lado e de outro, um possível impeachment do Serra, pelo menos se se comprovar que houve gastos do Governo de SP (dinheiro do povo de SP) para promoção pessoal do governador José Serra rumo a presidência da República. Isto foi um grande golpe nos planos dele, pois este fato, do Rio poderá ir para o Brasil e o povo irá cobrar com juros e correção, principalmente o povo de SP. Preparem já, se comprovar este fato, a lista de assinatura a favor do IMPEACHMENT do Governador de São Paulo José Serra.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

A hora e a vez do PIG

Nesta minha tresloucada ingenuidade, vou torcer para que desta vez o PIG tome vergonha e inverta suas ondas maledicentes contra o Governo e trabalhe para o Brasil. Será que as imagens da propaganda de uma rede de moda italiana que saiu nos jornais não é suficiente?. Faço força para acreditar que o PIG se volte contra isso e começe a trabalhar para o Brasil. Não estou querendo que bajule o Governo ou coisa parecida, basta se deslocar um pouco dessa elite político-empresarial Sul/Sudeste e noticie os fatos. O PIG está provando seu próprio veneno; tendo que mostrar essa imagem infeliz que alguns italianos fazem do Brasil. Agora o PIG está vendo e sentindo na pele o que é discriminação de um povo que se julga superior contra outro, contra nós esse povo maravilhoso, esse Brasil maravilhoso, este lugar maravilhoso e abençoado. É PIG, chegou a sua hora e a sua vez, chegou a hora de vocês resgatarem o que têm de melhor e fazer servir de modelo de uma imprensa verdadeiramente livre e justa. Vocês não são uma imprensa qualquer, vocês são a Imprensa do Brasil, acreditem nisso. Esse nosso Brasil que já ocupa um lugar ao Sol, onde este Sol só brilhava para o caido 1º mundo e isso incomoda. E incomoda não só italianos, incomoda espanhóis e americamos e etc, exatamente pessoas do caído 1º mundo. Vocês, na ânsia de bater sempre e sempre no Governo, ficaram cegos, mas agora vocês ganharam um colírio que foi esse episódio dessa infeliz imagem. Que isso sirva de colírio para limpar a cegueira e parem de só bater no governo. Se houver crítica que se faça onde couber, mas relatem também as coisas boas e de todos os governos, prefeituras, etc, sem partidarismo. Exorto também para grande parte de nosso povo para parar de ter vergonha deste Brasil, não cuspam no prato que comam. Não vamos entrar na onda de guerrilhismo ou revanchismo contra qualquer que seja. Não posso exortar o guerrilhismo e é minha obrigação exortar ou tentar exortar a paz, por mais difícil que seja, pois estou usando esse espaço "gratuíto" através da Google, mas tudo isso amparado pelo nosso governo. Repito isso é minha obrigação; não é um passatempo e nenhuma diversão; é minha obrigação.