sábado, 31 de janeiro de 2009

O Pré-Sal ainda não é nosso

A IV Frota americana com todo seu aparato científico-tecnológico, algo como um google earth exponencialmente melhorado, finalmente ratificou o que a Petrobrás já o fez anteriormente, ou seja, a existência desta quantidade gigantesca de petróleo no Pré-Sal brasileiro. Os tripulantes desta frota, que foi enviada para "garantir a paz" na América Latina estão boquiabertos: "Não, isso não pode ser verdade, é muito petróleo, onde já se viu o Brazil ter tanto óleo assim, isto é uma afronta contra nós". É senhores, é muito petróleo sim, é um imenso tesouro conhecido e só faltando exprorá-lo. Como o dono de tudo isso é o Brasil, de fato, o caído 1º mundo virá em cima feito rolo compressor para impedir que este tesouro seja só do Brasil. Veja maiores detalhes no blog de UM SEM MÍDIA onde diz que o Obama já faz pressão sobre isso. Aliás isso não me surpreende porque não tenho muita expectativa sobre os E.U.A. De onde muito se espera, pouco se sai e de onde pouco se espera, tudo se sai; pode ser o caso do Brasil.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ajuda Financeira x Emprego

Mais uma equação que parece que não vai dar certo. A Economia mundial continua a mesma. Mesmo com a morte de suas filhas, a Globalização e a Especulação e de sua neta, a Pirâmide financeira, esta solução de ajuda aos grandes bancos e empresas de um lado e demissão em massa de outro é a prova que isso não está surtindo efeito, ou seja, os bancos e empressas ficam com o bônus e os trabalhadores com o ônus. E que ônus; uma vez que alguns trabalhadores já estão permitindo redução de salário e quem sabe até perda de direitos garantidos pela CLT para poderem garantir o emprego. Isto sem contar que muitas empresas vão aproveitar a carona da crise para cortar ao máximo os direitos dos trabalhadores. Ponto para o PIG, porque a marola que o Lula falou, o PIG está transformando numa tsunami. Quanto pior melhor. Mas vamos acreditar e trabalhar para que isto não aconteça. Grande parte do nosso povo já não acredita muito no PIG. É que a grande audiência do PIG está nas novelas. Então vamos torcer para que se faça cada vez melhores novelas e daquelas intercontinentais, para que o PIG escrito venda seus jornais e comentem sobre elas em primeira página. Mas, voltando a Economia, esta não pode ser mais a mesma. Não procurem a Nova Economia em apenas uma cabeça ou país. O FSM pode ser um começo.

O PIG às moscas

Na nossa cruzada rumo ao fim do PIG, veja a reportagem do leitor do Blog Amigos do Presidente Lula Russo Salvatore participante do Fórum Social Mundial em Belém-PA, comparando os stands do Instituto Paulo Freire e o stand da Veja.


quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O episódio Cesare Battisti e o cansaço do PIG

O PIG já dá sinais de cansaço, quem sabe de derrota, frente ao episódio Cesare Battisti. O Estadão de 27/01 publicou o abaixo-assinado a favor do refúgio a Battisti e hoje (29/01) já não tem mais notícia deste episódio, pelo menos nas páginas principais. O PIG começa também a dá ouvidos ao outro lado; o lado da defesa do refúgio a Battisti.

O Brasil, cresceu e amadureçeu, embora muitos brasileiros não percebam, exceto grande parte da elite que vê, mas não se conforma. O caído 1º mundo ainda acha que o Brasil tem que baixar a cabeça para tudo. Eles não sabem a diferença entre sermos pessoas de paz e tolerância e termos sangue de barata. Não, nós não temos sangue de barata, e não se iludam: jornalistas ou amigos que são ítalos-brasileiros ou franco-brasileiros ou não sei o quê-brasileiros, nessas horas seus sangue ferve para o lado de seus respectivos países. Os E.U.A são bom para os americamos, a Argentina é boa para os argentinos e assim por diante. Muitas personalidades e artitas quando vêm aqui e falam na mídia "Eu adoro o Brasil" muita gente acredita piamente. Ora, eles não vão dizer que odeiam o Brasil, isso é óbvio, mas muita gente acredita e entra naquela ovação e tietagem bajulante. Mal sabem eles que quando os mesmos voltam para seus países de origem eles suspiram de prazer. Tratemos com educação os nossos turistas estrangeiros e só. Não precisamos nos submeter a tietagem bajulesca sem sentido. Querem mais uma? quando há reportagem sobre prostituição infantil há sempre alguns turistas estrangeiros envolvido. Sabem quem são esses turistas? Alguns são verdadeiros catedráticos, professores, doutores defensores de teses maravilhosas, e etc. em seus países de origem e ainda se intitulam cidadãos defensores dos direitos e justiça iguais. Iguais? mas lá nos seus países. Quando esses mesmos cidadãos viajam para o 3º mundo, eles deixam essas leis lá nas suas gavetas e cometem toda uma diversidade de crimes e atrocidades 3º mundo afora. Quero deixar bem claro aqui que não estou generalizando, eu estou me referindo aos que cometem crimes. Portanto, vamos lutar para um Brasil ainda maior e melhor.


quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Perseguição ao Jornalista Paulo Henrique Amorim

Do site do Jornalista Paulo Henrique Amorim:

"PHA pede a Genro que investigue ameaças de Serra e Dantas.

Eu, Paulo Henrique Amorim, recebi o seguinte e-mail do Ministro Tarso Genro:

click na figura para ampliá-la.





Paulo Henrique e membros de sua família estão ou estiveram sob a ameaça de agentes do bandido condenado Daniel Dants e do governador de (e tudo para) São Paulo, José Pedágio.

. Leia “Dantas e Serra não ponham a mão em mim”

. Leia também “Lula, Gilmar, Genro e Ministério público já sabem que Dantas e Serra querem me pegar”

. Diante do gentil e-mail do Ministro, faço deste post uma representação formal que dê a partida a uma investigação.

. Eu e minha família agradecemos.

. Em tempo: o Supremo Presidente Gilmar Dantas, segundo Ricardo Noblat, não acusou o recebimento desta denuncia.

Paulo Henrique Amorim "

Ainda não sepultaram a Globalização.

Vejo com certo cuidado toda essa grita contra o BC para baixar os juros rapidamente, pois, como estamos vendo, o mundo ainda globalizado, está baixando acentuadamente a taxa dos juros. Portanto o Brasil não pode ficar de fora; ele tem que baixar de qualquer jeito a taxa de juros. Nada contra, eu também gostaria que o taxa de juros fôsse muito baixa, porém é bom ter cuidado com a inflação. Se a inflação voltar de quem será a culpa? Será do Meireles e, consequentemente do Lula. Então é bom e devagar com o andor. Isso mostra que ainda dependemos do Mercado Globalizado. Ele já morreu mas o mundo ainda não o sepultou. Será que já não era o hora de o Brasil junto com os paises da América do Sul assumirem de vez o Mercosul? Será que essa nossa América do Sul não se auto sustenta? Será que nossos economistas não poderiam desenvolver um novo modelo sulglobalizado, com uma moeda única? Não estou propondo o Mercosul se fechar para o mundo, mas exportar bens e serviços de uma maneira nova, sem especulação. Vamos sepultar de vez este Mercado Globalizado e fazer nascer um novo mercado a nível do Mercosul. Não vamos ficar esperando vagas promessas de um novo presidente americano ou de algum grande pais europeu. Vamos em frente....

Não alimente o PIG, seja a mídia

Deu no Blog do Mello. Dica interessante. Vamos usar isso a nosso favor e não do PIG.

"Seja em suas páginas de papel ou na internet, todo dia a mídia corporativa, a tal “grande imprensa”, os jornalões e vejas da vida lhe pedem alguma coisa: querem que você envie uma foto de um acontecimento que presenciou, que dê sua opinião em enquetes, que escreva, que denuncie. Ou seja, que os ajude na pauta ou na cobertura das notícias. Tudo isso de graça.

No entanto, eles não lhe oferecem nada de graça. Você tem que comprar o jornal ou a revista nas bancas ou assiná-los. Tem que pagar ao provedor para ter acesso ao conteúdo online. Se não for assim, eles só lhe oferecem notícia velha, como pão dormido, que na internet não serve nem para embrulhar peixe.

Então, por que colaborar com eles de graça, se lhe cobram por tudo? Se você gosta de notícias, seja a mídia. Crie seu blog (é de graça e é facílimo) e espalhe pela internet suas fotos, suas reportagens e opiniões sobre o que lhe motiva.

Não alimente o PIG, porque, além de utilizarem seu trabalho de graça (e com isso desvalorizarem o mercado dos jornalistas – perguntem aos fotógrafos profissionais sobre isso), eles ganham dinheiro com ele duas vezes: quando cobram pelo conteúdo que conseguiram de graça de você e quando revendem o material para outras agências nacionais e internacionais, sem lhe repassar uma migalhinha sequer.

Não acredita? Repare no que está escrito no contrato que o portal do Globo, por exemplo, pede que seja assinado pelo candidato ao que eles chamam de “Eu repórter”. Todos os que enviam fotos, vídeos ou matérias têm que assiná-lo.

Confira aqui (você já vai ter que fornecer um e-mail válido, pra começar) e depois leia a íntegra do “termo de compromisso”, que vou resumir a seguir.

Primeiro, definem o projeto:

"Eu-Repórter" é a seção de jornalismo participativo do site O Globo, através da qual os leitores interessados, após avaliação editorial, seguindo os critérios da Infoglobo, poderão ter textos, fotografias, ilustrações, áudios e vídeos, de sua autoria, e desde que tenham conteúdo noticioso, publicados no site e em veículos de imprensa da Infoglobo e/ou das demais empresas que compõem as chamadas Organizações Globo.


Aí vem a parte do leão (a deles), onde lhe informam o tamanho do direito que você está cedendo a eles, repito, de graça.

3. - Cessão de Direitos - Pelo presente termo, o colaborador devidamente identificado e cadastrado no endereço eletrônico www.oglobo.com.br transfere à Infoglobo, a título gratuito e por prazo indeterminado, os direitos sobre as obras artísticas, fotográficas, audiovisuais e literárias que tenha encaminhado para o Projeto "Eu-Repórter", autorizando a sua utilização e reprodução, total ou parcial, em qualquer mídia ou meio físico, visual ou sonoro, inclusive eletrônico, cabo, fibra ótica, satélite, ondas e quaisquer outros existentes ou que venham a existir [querem ganhar até sobre o que ainda não existe!], e compreendendo, exemplificativamente, as seguintes atividades: publicação, comunicação, reprodução, divulgação (inclusive em seus produtos e campanhas de propaganda e de publicidade), oferta a terceiros (inclusive pela internet), exposição, edição, reedição, emissão, transmissão, retransmissão, comercialização, distribuição, circulação, tradução para qualquer idioma (com ou sem legendas), realização de versões e derivações, restauração, revisão, atualização, adaptação, inclusão em produção audiovisual, radiodifusão sonora e visual, exibição audiovisual e por processo análogo, inclusão em base de dados, armazenamento em computador, microfilmagem e demais formas de armazenamento do gênero.

3.1. O colaborador cede e transfere à Infoglobo, em caráter exclusivo, definitivo, irrevogável, irretratável e sem qualquer ônus, todo e qualquer direito patrimonial de autor relativo ao material encaminhado ao Projeto "Eu-Repórter", para utilização em território nacional e no exterior, concordando com que a obra cuja titularidade declara deter seja utilizada em associação com outros textos, títulos, documentos, gráficos e demais materiais de propriedade da Infoglobo, sendo possível a alteração do formato de textos, por exemplo, desde que inalterado o conteúdo principal.

3.2. O colaborador concorda e aceita que, em decorrência da cessão de direitos patrimoniais em questão, a Infoglobo transmita a terceiros, do seu grupo econômico ou não, os direitos ora cedidos, por cessão ou concessão, total ou parcialmente, de forma gratuita ou onerosa, mas sempre para as finalidades constantes da cláusula 3 supra.

Agora vem a parte mais incrível do contrato. Repare só:

3.3. A exclusividade de que se investe a Infoglobo será oponível mesmo contra o próprio colaborador, que não poderá reproduzir a obra cedida ao Projeto "Eu-Repórter" por qualquer forma ou a qualquer título, notadamente publicá-las, fornecê-las e comercializá-las a terceiros, a não ser para fins particulares e de caráter não econômico.

Você perde até o direito de publicar aquilo que originalmente era seu, e que deixou de ser, e, portanto, você poderá ter até que pagar para ter acesso a ele.

Queria que advogados esclarecessem: se isso não é roubo, é o quê?

Não vale dizer que não é roubo porque o sujeito concorda com o contrato quando o assina. A maioria das pessoas não o lê, às vezes até por dificuldade de leitura, deficiência de educação escolar, e assina apenas para ter sua foto exibida no jornal ou no portal. Não seria, pelos menos, abuso da boa fé das pessoas?

Portanto, meu caro, use como lema aquele anúncio dos zoos: não alimente os animais, no caso, o PIG. Seja a mídia, ou então colabore com aqueles que distribuirão seu material da mesma forma que o receberam: gratuitamente e com o crédito de sua autoria".

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Nosferatu 1 x 0 Mr. Bean

A Serra elétrica começou a funcionar. Foi serrado o possível elo que existia entre o Alckimim e o Aécio. O Alckimim enfim foi para o lado do Serra (Nosferatu). Alckimim já é secretario de governo do Serra. Com isso Nosferatu ganhou o 1º round contra o Aécio (Mr.Bean). Estão afunilando as chances do Aécio de ser candidato pelo PSBD a presidência em 2010.

CNN manda acabar a guerra

A CNN mandou acabar com o conflito Judeus x Hamás, por causa da posse de Obama. Afinal, se o conflito continuasse a audiência iria cair, pois as pessoas iriam querer trocar de canal a fim de ver um outro campeão de audiência: a posse de Obama. No entanto, quando encerrarem os festejos holywoodianos deste evento a CNN poderá retornar a Gaza e dirá a hora exata para alguém disparar um míssil em direção a Israel e poder fazer a nova cobertura do conflito. O show tem que cotinuar, "The show must go on" essa frase faz parte de uma música do CD The Wall do Pink Floyd. Não se iludam, depois desse conflito, outros podem vir; a fábrica de conflitos não pode parar; é o Big Brother da guerra. Neste momento a CIA já deve estar com a prancheta na mão. Vejam os possíveis conflitos: 1- Israel & E.U.A x Irâ, com o fim de Gaza fica mais fácil de cercar o Irã. 2- Rússia x Geórgia, esse conflito ainda não acabou, os E.U.A podem oxigenar a Geórgia a tentar acabar de vez com a Rússia, é um sonho antigo. 3- Coréia do Norte x Coréia do Sul, esse é mais grave pois pode envolver a China x E.U.A., pode até começar, mas ninguém sabe como vai acabar. 4- Argentina x Chile, os E.U.A podem incentivar a Argentina a retomar o canal de Beagle. 5- Eguador x Colombia, os E.U.A podem querer jogar mísseis na fronteira de Equador e dizer que foi a Colombia. Agora vejam os conflitos que não se confirmaram: Brasil x Bolívia e Brasil x Equador. É que eles não contavam com o pacifista Lula que sem gastar dinheiro nenhum em armas resolveu ambos.

Gadget "Seguidores"

Não estou conseguindo excluir o Gadget "Seguidores", mas eu vou chegar lá.

sábado, 17 de janeiro de 2009

O terceiro mandato

Editorial do moderador – Por um terceiro mandato (parte 1)

Este humilde colaborador, para deixar claro, é favorável a um terceiro mandato do Presidente Lula. De tudo o que aconteceu e o que acontece, desde flagrantes discriminações por ele ser metalúrgico, portanto um “pobre”, por ser nordestino e por ser semi-analfabeto; Daí já são no mínimo três de um incontável número de discriminações, até tentativas de envolvê-lo em hipotéticas falcatruas jamais comprovadas. Não sou petista de carteirinha, porém vejo no PT o único partido com um projeto real de governar o país. Nestes meus 51 anos de vida dos quais 25 anos vividos em São Paulo e mais 5 anos morando atualmente no Rio de Janeiro, posso dizer que sou um petista virtual e um Lulista convicto. E acreditem também, se quiserem, que antes ser petista fui malufista, porém foi só por pouco tempo. É que logo percebi que ele era demagogo e o resto vocês já sabem. Nesta minha epopéia paulistana fiz alguns amigos e de todas as classes sociais, o que foi e continua sendo uma ótima experiência. Em São Paulo, no geral, há uma idéia de 02 partidos, um de direita (PSBD&CIA) e outro de esquerda (PT&CIA). Aqui no Rio, a coisa é mais plural. Direita e esquerda é meio sem sentido e, infelizmente, o PT está lá embaixo. Paciência!. Isso é um desafio para que eu evite ser dono da verdade. Mas eu deixo claro a todos, amigos e colegas que sou petista e apóio o terceiro mandato. Em São Paulo, morei na capital e depois fui morar na periferia de Guarulhos em função de ter adquirido minha casa própria. Foi lá onde tive uma certa experiência política. Guarulhos, naquela época, era dominada pela clã dos Thomeu e sua turma e o Thomeu era uma espécie de Maluf guarulhense. Lá naquele bairro, chamado Taboão, um bairro tipicamente de nordestinos como eu, o Thomeu era considerado um ídolo. Quando chegamos no Taboão, as pessoas não podiam ouvir falar do Lula e muito menos do PT. O Lula era tachado de comunista comedor de criancinhas. Foi então que percebi que a política local era nefasta. Os candidatos a vereador não colocavam a sigla do partido nos seus cartazes; eles apenas exibiam sua foto e quando muito ao lado do prefeito Thomeu que o apoiava. Isso me chamou atenção, pois na capital todos colocavam suas respcectivas siglas. Lá também o demagogia corria solta a ponto de um líder do bairro candidato a vereador ir lá em casa pedir para pintar o muro com seu nome e dizer para minha esposa que foi ele quem mandou asfaltar a rua. Pronto, foi o que minha esposa precisou para também fazer aflorar seu lado político. Ela pediu para que ele esperasse um pouco e foi buscar o carnê quitado da imobiliária que asfaltou a rua e disse que fomos nós que pagamos para asfaltar a rua e que o muro seria pintado somente com o candidatos do PT. Isso foi uma afronta para os políticos da região. Os vizinhos ficaram pasmos e boquiabertos com aquilo, e, aos poucos ajudamos a quebrar o tabu sobre o Lula e o PT, naquele lugar.
Não tenho nada contra a Dilma Roussef, pelo contrário, se for definido que não haverá terceiro mandato a Dilma já tem meu voto. Porém vamos ver o povo, sim o povo. O que o povo quer? É aí aonde eu me apóio. O mandato de um político não pertence a ele e sim ao povo. É o povo quem deverá dizer se alguém fica ou sai. Nós, o povo, já tiramos um presidente através de um Impeachment, portanto acho que podemos muito bem fazer ficar este ou aquele político, principalmente quando há, houve e haverá sempre melhoria para o povo em geral. Temos uma elite e um PIG (Partido da Imprensa Golpista) parafraseando o grande jormalista Paulo Henrique Amorim, onde seu foco principal está em São Paulo e que não se conformam com um metalúrgico ser presidente e as coisas darem certo. Eu, neste dias, passei na marginal Pinheiros e vi o quanto cresceu. Pelo menos a uns 10 anos atrás não havia muitos prédios. Hoje ela está tomada por enormes arranha-céus, shoppings, condomínios de luxo, estes como que querendo disputar qual é a mais bela cobertura. Estes mesmos senhores que também se enriqueceram a partir do Governo Lula, que aplicaram na bolsa e ganharam rios de dinheiro, são estes que construíram grande parte dessa marginal pinheiros e em outros vários locais de São Paulo e muitos desses também outrora lavaram pratos nos E.U.A e chegam aqui posando de “elite”, cospem na nossa bandeira e têm vergonha do nosso Presidente. Nada contra a quem lava pratos, o que eu me refiro é a essa cultura de vergonha com o nosso país. Eu conclamo então os nossos ex-presidentes a partir da nova república, Sarney, Collor, Itamar e Fernando Henrique, e nossos futuros candidatos, Dilma, Aécio, Ciro e por fim o Governador Serra, que desde já assumo que não terá meu voto, mas mesmo assim independente do partido que estejam, vamos pensar no Brasil desde já e sempre. Por tudo isto vou lutar por um terceiro mandato para o nosso Presidente Lula. Eu sei que não ver ser fácil, pois há várias etapas a se passar; a começar na Lei, que atualmente só permite 02 mandatos consecutivos.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Um novo Iraque - (parte 1)

Tudo indica que estamos assistindo ao ressurgimento de um novo Iraque, para a alegria da galera das empreiteiras e dos armamentos. No fim de tudo a faixa de Gaza ficará sitiada por soldados judeus e americanos por todos os lados, e tem mais, como no Iraque, o líder do Hamas será julgado culpado pela Côrte Internacional como o único criminoso de guerra e será enforcado. Essa guerra está parecendo mais econômica do que religiosa. Como os negócios andam murchos ultimamente, com essa nova crise mundial, como serão vendidas as armas encalhadas? como serão reerguidos os escombros pelas grandes empreiteiras internacionais? Alguma coisa tinha que ser feita pelo ex-globalizados pelados; afinal eles estão sem grana. Basta dar uma olhada no Iraque. Está ali pertinho de Israel. O Bush já deve estar esfregando as mãos de alegria de poder contar com sua grande Empreiteira, a Halliburton, pronta para reconstruir a faixa de Gaza. Quanto as armas, as industrias neste momento já estão de vento em popa.